A Leitura de Histórias no Pré-Escolar como Estratégia para o Desenvolvimento da Resiliência, Bem-Estar, Autonomia e Interação Social
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.42230Resumo
A infância é a fase do desenvolvimento humano em que a leitura de histórias naturalmente acontece e, no pré-escolar, revela-se como uma estratégia pedagógica eficaz para fomentar a resiliência, o bem-estar, a autonomia e as competências de interação social das crianças. No presente estudo, o objetivo é compreender como a leitura de histórias no contexto da educação pré-escolar pode apoiar o desenvolvimento das competências de resiliência e bem-estar, com foco nas capacidades de autonomia e interação social. Os participantes foram um grupo de 18 crianças de um jardim-de-infância público com idades entre os 4 os 6 anos. Os instrumentos usados foram observação participante, análise documental (portfólios e produções das crianças) e reflexões suscitadas pela leitura de histórias. Como principais resultados destacamos como as histórias selecionadas desempenham um papel significativo na promoção da reflexão das crianças sobre competências socioemocionais e as suas dificuldades. Através das narrativas, as crianças foram capazes de identificar, compreender e expressar vivências relacionadas com autonomia, interação social, bem-estar e resiliência, tanto nas suas dimensões positivas quanto nas dificuldades enfrentadas. Como recomendações do estudo salientamos que o educador, ao escolher as histórias e as explorações que propõe das mesmas, precisa refletir sobre a riqueza desta experiência, para o desenvolvimento de competências de resiliência, que vão acompanhar o bem-estar da criança ao longo da vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Paula Tormenta, Natalie Nobrega dos Santos, Carolina Fernandes Carvalho

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
