A Voz dos Alunos como Promotora da Autorregulação das Aprendizagens
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.43553Resumo
A aprendizagem autorregulada é aqui entendida à luz da perspetiva sociocognitiva, como um processo ativo em que os alunos definem metas, monitorizam o seu desempenho e ajustam estratégias em interação com fatores pessoais, comportamentais e contextuais. Este estudo parte da premissa de que escutar a voz dos alunos é fundamental para compreender os modos como a escola pode fomentar esse processo. Nesse sentido, reporta um projeto desenvolvido em quatro escolas do norte e centro de Portugal, que assenta num programa estruturado de observação e feedback entre pares, envolvendo 805 alunos do 8.º ao 11.º ano. A investigação, de natureza qualitativa, mobilizou como fontes de dados guiões de observação e grupos de discussão focalizada, realizados em quatro diferentes momentos ao longo de dois anos letivos (no fim de cada semestre). Os dados recolhidos foram analisados segundo a técnica de análise de conteúdo. Os resultados preliminares evidenciam que os alunos valorizam o envolvimento no projeto, destacando a organização dos grupos e a dinâmica de participação dos observadores no trabalho colaborativo. Também se registaram perceções divergentes relativamente ao papel dos professores, vistos ora como facilitadores de novas práticas, ora como pressionados pela integração do projeto nas rotinas escolares. Além disso, foi possível observar na fala dos alunos indícios de que a participação no projeto contribui para o desenvolvimento da autorregulação da aprendizagem. Identificaram-se nos registos de observação elementos constituintes do modelo cíclico de autorregulação da aprendizagem, bem como fatores que mostram as potencialidades da observação e feedback para a co-regulação da aprendizagem. Conclui-se que a integração da voz dos alunos em processos de melhoria pedagógica permite compreender, de forma crítica e contextualizada, as potencialidades e os constrangimentos de iniciativas orientadas para a promoção da autorregulação das aprendizagens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2026 Uaiana Prates, Daniela Pinto, Rui Fonte, Thiago Freires

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
