Escritas de si: práticas juvenis de comunicação em rede

Autores

  • Joana Peixoto Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC GOIÁS); Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.450

Palavras-chave:

Práticas digitais juvenis, Internet, Comunicação em rede, Expressão escrita.

Resumo

A maneira como os jovens apropriam-se das tecnologias de informação e de comunicação (TIC) tem sido objeto tanto de críticas preconceituosas quanto de pesquisas sistemáticas. As críticas alegam que – com a disseminação da internet – os jovens reduziram a prática da leitura e se sujeitam a uma única e limitada forma de expressão escrita, sem possibilidade de adaptação aos diferentes contextos e gêneros discursivos. Mas pesquisas indicam que os jovens no Brasil, assim como em todo o mundo, apropriam-se das TIC como meios para a constituição de identidades e para o estabelecimento de formas de sociabilidades baseadas em novas e múltiplas formas de comunicação. O presente artigo baseia-se em duas pesquisas. A primeira, concluída em 2007, teve como objetivo analisar os efeitos do trabalho de produção de conteúdo para blogs pessoais no processo de construção identitária e de configuração de sociabilidades de jovens adolescentes. A segunda pesquisa – que teve sua primeira etapa finalizada em 2009 – realiza um balanço do conhecimento sobre as práticas digitais juvenis, buscando mapear as formas de uso da internet, fora do contexto escolar. Tais estudos permitem indicar o papel formador das novas práticas de narração de si, além de colocar em questão a idéia de um empobrecimento das formas de expressão escrita dos jovens.

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Publicado

2011-04-07

Como Citar

Peixoto, J. (2011). Escritas de si: práticas juvenis de comunicação em rede. Revista Interacções, 7(17). https://doi.org/10.25755/int.450

Edição

Secção

Número 17 - Escola e linguagens juvenis: resistência ou abertura ao novo? (II)