Gêneros textuais e(ou) gêneros discursivos: uma questão de nomenclatura?

Autores

  • Eliana Dias ILEEL/UFU
  • Elisete Maria de Carvalho Mesquita ILEEL/UFU
  • Luísa Helena Borges Finotti ILEEL/UFU
  • Maria Aparecida Resende Otoni ILEEL/UFU
  • Maria Cecília de Lima ILEEL/UFU
  • Maura Alves de Freitas Rocha ILEEL/UFU

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.475

Palavras-chave:

Gênero discursivo, Gênero textual, Competência discursiva, Ensino de língua portuguesa.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma discussão teórica sobre a adoção das expressões gênero textual ou gênero discursivo. Ao assumirmos que há distintas consequências decorrentes do uso dessas expressões, discutimos diferentes posições de alguns autores a respeito dessa dicotomia. Para isso, contamos com a contribuição de Bakhtin (2003), Adam (2008), Bronckart (2003, 1999) e Rojo (2005), principalmente. Considerando que o conceito de competência discursiva não pode ser desvinculado de conceitos como os de língua e linguagem e de sociedade, práticas sociais, instituições sociais, comunidades linguísticas e cidadania, concluímos que, uma vez conhecedor da diversidade de gêneros discursivos existentes nas diversas esferas sociais, o falante discursivamente competente pode transitar de uma instituição a outra, de uma esfera a outra, participar ativamente das práticas sociais específicas de cada instituição e pensar em possibilidades de mudanças nessas práticas.

Downloads

Publicado

2011-11-07

Como Citar

Dias, E., Mesquita, E. M. de C., Finotti, L. H. B., Otoni, M. A. R., Lima, M. C. de, & Rocha, M. A. de F. (2011). Gêneros textuais e(ou) gêneros discursivos: uma questão de nomenclatura?. Revista Interacções, 7(19). https://doi.org/10.25755/int.475

Edição

Secção

Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.