A literatura no ensino médio: o caso brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.477Palavras-chave:
Ensino de Literatura, Parâmetros Curriculares Nacionais, Bases teórico-metodológicas.Resumo
O artigo analisa as bases teórico-metodológicas que antecedem e que sustentam os Parâmetros Curriculares Nacionais — Linguagens, Códigos e suas Tecnologias — (PCNs) especificamente o ensino de Literatura para o Curso Médio. Para analisar a situação brasileira, o artigo toma como referência o exame realizado por Todorov sobre a prática teórico-metodológica adotada nos liceus franceses. As conclusões são bastante próximas, pois a tendência é explorar os fatores intrínsecos da obra literária tanto no Brasil quanto na França. No entanto, a partir de 1999, os PCNs mudaram e, ao escolher a proposta de M. Bakhtin, se distanciaram da experiência francesa.Downloads
Publicado
2011-11-07
Como Citar
Corvacho, S., Püschel, R. de S., & Souto, C. C. F. (2011). A literatura no ensino médio: o caso brasileiro. Revista Interacções, 7(19). https://doi.org/10.25755/int.477
Edição
Secção
Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.
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