Géneros discursivos e curricula

Autores

  • António M. S. Avelar Departamento de Língua e Cultura Portuguesa; Centro de Estudos Anglísticos; Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.479

Palavras-chave:

Géneros, Desenvolvimento genológico, Língua, Contextos.

Resumo

Neste artigo, é revisitado o texto dos Programas de Português do Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos), Ministério da Educação, DGIDC, Março de 2009, da perspectiva dos géneros (discursivos): da sua presença/ausência nos programas, da sua enunciação programática, das suas implicações e aplicabilidade.

É feito um balanço global do modo como os PPEB propõe o desenvolvimento ontogénico dos tipos de texto em presença; a progressão e a transversalidade sugeridas. São identificadas algumas omissões no que diz respeito, designadamente, à articulação ente os “descritores de desempenho” dos três ciclos e os pontos do programa que os enquadram. Reconhecendo alguma duplicidade quanto ao entendimento (filosófico) sobre o conceito de língua em presença, avalia-se a interferência desta ambiguidade na gestão dos conteúdos disciplinares e extra-disciplinares.

Serão fornecidas referências sobre curricula/programas de orientação textual (genológica) em vigor noutros sistemas educativos, cuja formulação mereça destaque e que tenham já recebido boa avaliação internacional.

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Publicado

2011-11-07

Como Citar

Avelar, A. M. S. (2011). Géneros discursivos e curricula. Revista Interacções, 7(19). https://doi.org/10.25755/int.479

Edição

Secção

Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.