Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.482Palavras-chave:
Escrita, Ensino-Aprendizagem, Autoria.Resumo
Este artigo objetiva discutir o ensino-aprendizagem de produção de textos e a formação de autores em contexto escolar. Para tal, baseamo-nos na teoria de linguagem de bakhtiniana e na teoria de ensino-aprendizagem vygotskyana. Nesse recorte, traçamos reflexões a respeito da autoria e da necessidade de um ensino que leve em consideração esse importante aspecto da aprendizagem da produção de textos no âmbito escolar. Em segundo lugar, traçamos um dos percursos que tem guiado nossas experiências de aplicação, tomando os gêneros discursivos como ponto de partida para o ensino da produção escrita. Os resultados demonstram que promover a interação entre os alunos em sala de aula – permitindo-lhes posicionar-se criticamente ao ler, refletir e escrever – pode proporcionar profundas melhorias na produção textual dos alunos e colaborar, fortemente, na constituição autores.Downloads
Publicado
2011-11-07
Como Citar
Barros, C. G. P. de, & Padilha, S. de J. (2011). Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores. Revista Interacções, 7(19). https://doi.org/10.25755/int.482
Edição
Secção
Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.
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