Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores

Autores

  • Cláudia Graziano Paes de Barros Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso
  • Simone de Jesus Padilha Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.482

Palavras-chave:

Escrita, Ensino-Aprendizagem, Autoria.

Resumo

Este artigo objetiva discutir o ensino-aprendizagem de produção de textos e a formação de autores em contexto escolar. Para tal, baseamo-nos na teoria de linguagem de bakhtiniana e na teoria de ensino-aprendizagem vygotskyana. Nesse recorte, traçamos reflexões a respeito da autoria e da necessidade de um ensino que leve em consideração esse importante aspecto da aprendizagem da produção de textos no âmbito escolar. Em segundo lugar, traçamos um dos percursos que tem guiado nossas experiências de aplicação, tomando os gêneros discursivos como ponto de partida para o ensino da produção escrita. Os resultados demonstram que promover a interação entre os alunos em sala de aula – permitindo-lhes posicionar-se criticamente ao ler, refletir e escrever – pode proporcionar profundas melhorias na produção textual dos alunos e colaborar, fortemente, na constituição autores.

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Publicado

2011-11-07

Como Citar

Barros, C. G. P. de, & Padilha, S. de J. (2011). Para uma escrita criadora: da produção de textos à formação de autores. Revista Interacções, 7(19). https://doi.org/10.25755/int.482

Edição

Secção

Número 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.