Projeto care: desafios de uma avaliação relevante e culturalmente sensível dos contextos educativos a nível europeu

Autores

  • Joana Cadima Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
  • Cecília Aguiar Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Cis-IUL
  • Maria Clara Barata Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Cis-IUL

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.6348

Palavras-chave:

Projeto CARE, Educação de infância, Avaliação, Qualidade, Pais e educadores de infância.

Resumo

O projeto CARE, financiado pela Comissão Europeia e dedicado à Análise do Currículo, Qualidade e Revisão do Impacto da Educação e Cuidados para a Infância, a nível europeu, tem como principais objetivos desenvolver um quadro de referência europeu que sistematize (a) os objectivos para a educação e o desenvolvimento da criança, a avaliação da qualidade, as abordagens curriculares e as tomadas de decisão política na educação pré-escolar e cuidados para a infância, e (b) as estratégias mais eficazes para organizar, financiar e gerir os serviços de educação pré-escolar e cuidados para a infância. Este projeto, com início em Janeiro de 2014, será particularmente útil no desenvolvimento de um quadro europeu de educação de infância em dois aspectos: (1) na integração do conhecimento científico atual e não publicado desenvolvido em vários países europeus, e (2) na inclusão das perspectivas dos intervenientes na educação de infância, contribuindo assim para integrar valores e crenças culturais nos atuais quadros de referência em educação de infância. O presente trabalho pretende apresentar o projeto CARE e discutir como este aborda a problemática da avaliação dos contextos de educação pré-escolar de uma forma simultaneamente relevante e culturalmente sensível para os vários países europeus.

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Publicado

2015-01-03

Como Citar

Cadima, J., Aguiar, C., & Barata, M. C. (2015). Projeto care: desafios de uma avaliação relevante e culturalmente sensível dos contextos educativos a nível europeu. Revista Interacções, 10(32). https://doi.org/10.25755/int.6348