Imagem e educação ambiental: percursos de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.6380Palavras-chave:
Educação ambiental, Estudos culturais, Imagem, Sustentabilidade.Resumo
O artigo articula duas pesquisas, uma de pós-doutorado e outra de mestrado, para discutir os modos como imagens sobre o ambiente atuaram em seus escritos. A partir de aportes teóricos e práticos advindos dos estudos culturais em suas vertentes pós-estruturalistas, sobretudo operando com os conceitos de “dispositivo” (Michel Foucault) e de “ficção” (Jacques Rancière), o artigo inicia apresentando resultados de estudos anteriores que examinaram como o “dispositivo da sustentabilidade” circunscreve, no tempo presente, maneiras de ver, de enunciar, de ler e de produzir imagens sobre o ambiente. Em seguida o texto desdobra cada uma das pesquisas, traçando seus percursos de encontro com as imagens. A primeira investigação lidou com imagens veiculadas na mídia impressa sobre a temática da sustentabilidade, examinando seus clichês mais estridentes. A segunda criou imagens cinematográficas experimentais a partir de uma coleção, de um arquivo pessoal de registros narrativos escritos, orais, fílmicos, fotográficos e poéticos sobre um local específico do litoral brasileiro. A partir da fábrica artesanal da pesquisa, da criação metodológica, educação, imagem, cultura e ambiente entrelaçaram-se no ensaio. Houve um esforço, nos dois estudos colocados em articulação no artigo, por criar outros modos de pensar a relação entre educação e ambiente, para além do que já está pensado para nós através das linhas mais endurecidas e evidentes do “dispositivo da sustentabilidade”.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.