História da química na sala de aula para ensinar sobre natureza da ciência: o exemplo da interdependência entre ciência e tecnologia

  • Fátima Paixão Instituto Politécnico de Castelo Branco & Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), Universidade de Aveiro, Portugal
  • Margarida Figueiredo Instituição e/ou Centro de Investigação Departamento de Química da Universidade de Évora e Centro de Investigação em Educação e Psicologia, Portugal
Palavras-chave: Ensino de Química, Sequência Didática, Natureza da Ciência, Interdependência Ciência e Tecnologia, História da Ciência.

Resumo

Na senda da investigação que valoriza um ensino e aprendizagem de Química promotor de literacia científica desenvolvemos, no âmbito do Projeto EANCYT (Enseñanza y Aprendizaje sobre la Naturaleza de la Ciencia y Tecnología), uma sequência didática com o objetivo de melhorar a compreensão pelos alunos da Interdependência entre Ciência e Tecnologia através de um ensino explícito sobre a Natureza da Ciência. No desenho da sequência didática foram utilizados materiais que se enquadram no domínio da História da Ciência, ligados ao nome de Antoine Laurent Lavoisier, por muitos considerado o pai da Química. Os documentos usados ilustram um episódio marcante da evolução desta ciência experimental em que a conceção e a utilização de um complexo dispositivo tecnológico permitiu fazer a síntese da água a partir do hidrogénio e do oxigénio chegando às proporções em que sabemos, atualmente, que estes gases se combinam. São apresentados e analisados alguns resultados obtidos a partir das respostas a questões do COCTS (Cuestionario de Opiniones sobre Ciencia, Tecnologia y Sociedad), utilizando uma metodologia investigativa com recurso a pré-teste/pós-teste e grupo de controlo para avaliar os alunos e a sequência didática.

Publicado
2015-05-18