AGRESSÃO APOIADA PELAS TECNOLOGIAS: O CYBERBULLYING E O AUTOCYBERBULLYING
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.7137Palavras-chave:
Adolescência, Autoagressão, Autocyberbullying, CyberbullyingResumo
Todo o comportamento autoagressivo evidencia mal-estar que não deve ser negligenciado. Este artigo de revisão da literatura apresenta uma sistematização de alguns resultados da investigação, nacional e internacional, sobre o cyberbullying e o autocyberbullying. As características destes fenómenos e o seu impacto nas vítimas são alvo de reflexão, bem como os fatores que têm vindo a ser identificados como facilitadores ou protetores. A problemática do autocyberbullying merece, neste trabalho, especial atenção, dado que a investigação internacional sobre autocyberbullying alerta para a existência e gravidade deste fenómeno e deixa antever um cenário que pode tornar-se preocupante na adolescência. O artigo termina com uma reflexão sobre a importância de se conhecer a prevalência, as motivações e o impacto do autocyberbullying entre os adolescentes portugueses. Uma melhor compreensão da situação em Portugal possibilitará o desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção e de intervenção.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.