AGRESSÃO APOIADA PELAS TECNOLOGIAS: O CYBERBULLYING E O AUTOCYBERBULLYING

Autores

  • Felicia Figueiredo Doutoranda naFaculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Universidade de Coimbra. Coimbra. Portugal. Professora de Matemática do 3º Ciclo e Secundário no Agrupamento de Escola Domingos Sequeira em Leiria
  • Armanda Matos Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.7137

Palavras-chave:

Adolescência, Autoagressão, Autocyberbullying, Cyberbullying

Resumo

Todo o comportamento autoagressivo evidencia mal-estar que não deve ser negligenciado. Este artigo de revisão da literatura apresenta uma sistematização de alguns resultados da investigação, nacional e internacional, sobre o cyberbullying e o autocyberbullying. As características destes fenómenos e o seu impacto nas vítimas são alvo de reflexão, bem como os fatores que têm vindo a ser identificados como facilitadores ou protetores. A problemática do autocyberbullying merece, neste trabalho, especial atenção, dado que a investigação internacional sobre autocyberbullying alerta para a existência e gravidade deste fenómeno e deixa antever um cenário que pode tornar-se preocupante na adolescência. O artigo termina com uma reflexão sobre a importância de se conhecer a prevalência, as motivações e o impacto do autocyberbullying entre os adolescentes portugueses. Uma melhor compreensão da situação em Portugal possibilitará o desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção e de intervenção.

Biografia Autor

Armanda Matos, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal

Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Licenciada em Psicologia, Mestre e Doutora em Ciências da Educação, área de especialização de Psicologia da Educação, pela mesma Universidade

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Publicado

2018-06-21

Como Citar

Figueiredo, F., & Matos, A. (2018). AGRESSÃO APOIADA PELAS TECNOLOGIAS: O CYBERBULLYING E O AUTOCYBERBULLYING. Revista Interacções, 13(45). https://doi.org/10.25755/int.7137