A Reforma de Rodrigues Sampaio e a definição da rede escolar no município de Arruda dos Vinhos – municipalismo

Autores

  • Carlos Manique da Silva UIDEF do Instituto de Educação, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.7231

Palavras-chave:

Descentralização, Reforma Rodrigues Sampaio, Plano Municipal Escolar, Município de Arruda dos Vinhos.

Resumo

A literatura académica tem dedicado algumas páginas à reforma educativa de Rodrigues Sampaio. Estamos, porém, longe de conhecer o impacto que a citada medida reformista teve nos vários municípios do país. Este estudo adota uma perspetiva teórica proveniente da história da educação. A ideia que encerra é a seguinte: “os municípios dispuseram de prerrogativas e exploraram as margens de autonomização até ao limite das suas potencialidades, com vista a uma idealização e a uma política escolar e educativa que lhes conferisse uma identidade e uma singularidade, cultural, social, económica” Magalhães, 2010: 214). Procura-se contribuir para o conhecimento do papel dos municípios na educação e no desenvolvimento local. O esforço interpretativo das evidências empíricas (fontes e memórias locais) é guiado por uma interrogação: que critérios orientaram a definição da rede escolar no município de Arruda?

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Publicado

2015-08-08

Como Citar

Silva, C. M. da. (2015). A Reforma de Rodrigues Sampaio e a definição da rede escolar no município de Arruda dos Vinhos – municipalismo. Revista Interacções, 11(35). https://doi.org/10.25755/int.7231