Hipersexualização, género e media
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8718Palavras-chave:
Hipersexualização, Género, Media, Formação de Professores/as.Resumo
No âmbito do projeto “Sexualidade e género no discurso dos media: implicações socioeducacionais e desenvolvimento de uma alternativa na formação de professores/as” realizado no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro, foram analisados pela equipa de investigação e por outras investigadoras envolvidas em projetos de mestrado e de doutoramento, anúncios publicitários, videojogos, séries televisivas, desenhos animados, revistas, jornais e videoclips. Para cada um dos media objeto de estudo desenharam-se e implementaram-se dispositivos metodológicos de questionamento dos conteúdos de sexualidade e género presentes no currículo cultural. Elaboraram-se guiões didáticos, utilizados e validados numa oficina de formação de professores/as. Os resultados obtidos permitem constatar que os media analisados veiculam representações de sexualidade e género; que naturalizam estereótipos e formas de dominação; que as crianças e jovens aderem a uma educação que integre questões de sexualidade e media no currículo escolar; e que os/as professores/as, quando sensibilizados para a temática, sentem que a sua abordagem educativa se torna premente.
Esta comunicação ao divulgar os resultados do referido projeto, pretende ainda sinalizar uma outra problemática, no quadro de uma educação em sexualidade que privilegie a saúde e o respeito pelos direitos humanos – a hipersexualização do espaço público – enquanto fenómeno social e mediático que afeta sobretudo crianças e jovens do sexo feminino.Downloads
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