A abordagem dos temas controversos em livros didáticos de ciências e de biologia brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8723Palavras-chave:
Educação Científica, Temas Controversos, Livros Didáticos, Educação Científica.Resumo
O artigo fundamenta-se em investigadores (Almeida, 2011; Galvão & Reis, 2008; Hilário & Reis, 2009; Reis, 1999, 2007, 2013) que argumentam que a discussão de temas controversos é relevante na educação em Ciências dos cidadãos, devido ao seu potencial para a construção de uma imagem mais real e humana da atividade científica. Assim, a abordagem de temas controversos poderá contribuir para a aprendizagem das Ciências (do seu conteúdo, processos e natureza) bem como para o desenvolvimento cognitivo, social, político, moral e ético dos alunos. Por outro lado, o livro didático é um instrumento ainda muito mais presente do que se desejaria no cotidiano do professor da escola básica brasileira, constituindo-se em importante material de aprendizagem e fonte de conhecimentos para os estudantes, sendo muitas vezes, a única fonte de informações disponível. Diante disso, a investigação teve como objetivo verificar a abordagem que os temas controversos apresentam em livros didáticos brasileiros utilizados durante os estágios supervisionados em curso de Ciências Biológicas. A investigação se caracteriza como qualitativa do tipo análise documental e teve como amostra os livros didáticos de Ciências e de Biologia utilizados nos últimos cinco anos (2008-2012). Os resultados indicam que há uma crescente melhoria na forma como os temas controversos são abordados nos livros didáticos mais atuais. Contudo, o estudo sobre essa abordagem tem-se revelado essencial em processos de intervenção capazes de apoiar os professores no planejamento e na implementação de atividades de discussão desses temas para a consecução dos objetivos do currículo de Ciências e de Biologia.
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