Atividades práticas em astronomia
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8724Palavras-chave:
Atividades práticas, Astronomia, Formação de professores.Resumo
Apresenta-se um estudo que emerge das dificuldades sentidas pelos professores ao nível da formação e da falta de recursos inovadores, para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de Astronomia, presentes no programa da disciplina de Estudo do Meio, no 1º CEB. Sendo uma área que desperta admiração e interesse em alunos e professores, compete à escola proporcionar atividades práticas que permitam construir conhecimento cientificamente aceite para os fenómenos não observáveis que, de outra forma, originam conceções alternativas cedo na infância e se prolongam pela vida adulta. Neste sentido, através de uma metodologia quasi-experimental foi implementada uma oficina de formação em atividades práticas de Astronomia. Os resultados obtidos pelo grupo experimental foram comparados com os do grupo de controlo. Para a recolha de dados foi aplicado um questionário em situação de pré e pós implementação. Participaram 42 professores em exercício de funções letivas num agrupamento de escolas situado no litoral norte de Portugal. A investigação teve como objetivos: (i) demonstrar com exemplos concretos possíveis formas de trabalhar os conteúdos programáticos de Astronomia numa perspetiva CTSA e interdisciplinar; (ii) divulgar sequências didático-pedagógicas e atividades práticas inovadoras; (iii) conhecer as conceções alternativas dos professores e verificar se estão de acordo com as descritas na literatura; (iv) verificar se a ação de formação produz mudanças significativas para ajudar a ultrapassar as dificuldades sentidas. A análise dos dados revelou que os participantes possuíam conceções alternativas análogas às identificadas na literatura e após a realização da formação proposta denotaram uma mudança significativa em alguns dos conceitos de Astronomia.
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