Brochura "despertar para a ciência – atividades dos 3 aos 6" – perceção de um grupo de educadoras

Autores

  • Maria José Rodrigues Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança
  • Rui Marques Vieira Universidade de Aveiro/Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8725

Palavras-chave:

Formação continuada, Educação em Ciências, Educação de Infância.

Resumo

O presente estudo foi realizado com um grupo de 20 educadoras de infância, de um Agrupamento de Escolas do Norte de Portugal, que se encontrava a frequentar a oficina de formação “Despertar para a Ciência – Atividades dos 3 aos 6 – Formação de Educadores – (Apoio à brochura – DGIDC)”, promovida pela Associação de Profissionais de Educação de Infância.

Pretende descrever a perceção das educadoras sobre a utilização da brochura "Despertar para a ciência – atividades dos 3 aos 6" nas suas práticas bem como quais as motivações que as levaram a frequentar a referida ação. Trata-se de um estudo descritivo de natureza interpretativa. Para a recolha de dados recorremos a um questionário, constituído por questões fechadas e abertas.

Os resultados evidenciam que apesar das educadoras utilizarem a brochura nas suas práticas ainda sentem algumas dificuldades que se prendem essencialmente com a exploração didática e conceptual das atividades e a sua adaptação à faixa etária das crianças. Referem, ainda, que necessitam de mais formação e de mais recursos que lhes permitam implementar o trabalho investigativo como estratégia. Um outro dado relevante é o facto de considerarem o trabalho colaborativo, com os pares e com professores de outros níveis de ensino, como uma mais valia.

Globalmente, os resultados permitem-nos concluir que apesar dos esforços feitos pelas entidades governamentais e instituições de Ensino Superior em dotar os educadores de recursos como a citada brochura, que lhes permitam implementar a educação em ciências nos seus contextos de trabalho, por si só tal não é suficiente.

Downloads

Publicado

2016-03-06

Como Citar

Rodrigues, M. J., & Vieira, R. M. (2016). Brochura "despertar para a ciência – atividades dos 3 aos 6" – perceção de um grupo de educadoras. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8725

Edição

Secção

XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores