Formação de professores: ensino de física para cegos através de atividades em relevo

Autores

  • Ricardo Silva Salmazo UFABC – Universidade Federal do ABC
  • Maria Inês Ribas Rodrigues UFABC – Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8727

Palavras-chave:

Educação, Ensino Inclusivo, Deficientes Visuais, Tecnologias Assistivas.

Resumo

Os conceitos de Educação Inclusiva são debatidos há alguns anos (participação efetiva de todos os alunos no ambiente escolar), porém estes ideais não estão sendo praticados de forma adequada, devido ao despreparo na formação dos professores, para lidar com alunos com necessidades especiais.

Sendo assim este trabalho buscou conhecer as concepções que futuros professores possuem da realidade pluralista de uma escola e as dificuldades que o ensino de física para cegos pode oferecer. Para sanar as dúvidas deste ensino, foi proposto aos futuros professores a construção de uma atividade que pudesse suprir as dificuldades dos deficientes visuais, referente ao ensino de física. A socialização dos problemas enfrentados durante o planejamento da atividade trouxe um norte para futuros trabalhos. 

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Publicado

2016-03-06

Como Citar

Salmazo, R. S., & Rodrigues, M. I. R. (2016). Formação de professores: ensino de física para cegos através de atividades em relevo. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8727

Edição

Secção

XV ENEC - Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores