Competências-chave para todos no séc. XXI: orientações emergentes do contexto europeu

Autores

  • Patrícia Sá Universidade de Aveiro – Departamento de Educação. Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”
  • Fátima Paixão Escola Superior de Educação. Instituto Politécnico de Castelo Branco Universidade de Aveiro – Departamento de Educação. Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores”

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8735

Palavras-chave:

Competências-chave, Orientações internacionais.

Resumo

Num sistema social global como o atual, caracterizado pela complexidade, imprevisibilidade e interdependência, vários são os desafios a que os países, as comunidades, as instituições, organizações e os próprios indivíduos terão de fazer face. Questões como as rápidas transformações sociais, os avanços científicos e tecnológicos, a globalização económica e cultural (e consequente estandardização e perda de diversidade), as assimetrias e os conflitos que se fazem sentir, bem como a crise socioeconómica generalizada e os graves problemas ambientais, emergem como desafios globais que exigem uma abordagem reflexiva e holística. É neste contexto que, nos últimos anos, se tem assistido a uma crescente preocupação relativamente à qualidade e adequabilidade dos currículos aos atuais contextos. Face às atuais exigências e desafios globais, a comunidade politica e educativa internacional tem vindo a desenvolver diversos projetos que procuram identificar e definir quais as competências que contribuem para o sucesso global da vida de cada indivíduo e, simultaneamente, para o bom funcionamento da sociedade (Rychen e Tiana, 2005).

Nesta comunicação propõe-se uma sistematização das principais orientações europeias no que se refere à identificação e definição das competências que todos os cidadãos devem possuir no século XXI. Para tal, as autoras focaram-se na análise de alguns dos projetos/estudos nacionais e internacionais mais pertinentes na definição de competências-chave: o projeto DeSeCo, o estudo “Saberes Básicos para todos os cidadãos do séc. XXI” e os relatórios “Key Competences for Lifelong Learning European Reference Framework” e “Learning for the 21st Century. A Report and Mile Guide for 21st Century Skills”. 

Downloads

Publicado

2016-03-06

Como Citar

Sá, P., & Paixão, F. (2016). Competências-chave para todos no séc. XXI: orientações emergentes do contexto europeu. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8735

Edição

Secção

XV ENEC - Currículo e políticas educativas