Para além do conhecimento científico: a importância dos saberes populares para o ensino de ciências

Autores

  • Fábio Gabriel Nascibem Instituto de Química de Araraquara – UNESP – Brasil
  • Alessandra Aparecida Viveiro Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8738

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Conhecimento científico, Saberes populares.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo estabelecer uma discussão sobre a importância da inserção dos saberes populares no ensino de ciências e no pensamento científico. Ao se levar em conta as culturas dos indivíduos e da comunidade em que se inserem, os conhecimentos proibidos ganham espaço na formação dos estudantes e novos paradigmas podem ser estabelecidos. A partir disso, podemos construir um fazer pedagógico que seja muito mais prazeroso e, também, ampliar os horizontes do conhecimento acadêmico. Não se trata de reduzir o status do conhecimento científico, mas elevar as outras formas de conhecimento, fazendo relações entre saberes, apresentando, explorando e discutindo diferentes visões de mundo. Acreditamos que levar em conta os saberes populares dos estudantes é uma ferramenta humanizadora e uma forma de levar em conta a subjetividade do aluno e situá-lo como transformador de seu próprio mundo, fazendo assim uma educação científica crítica e cidadã. 

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Publicado

2016-03-06

Como Citar

Nascibem, F. G., & Viveiro, A. A. (2016). Para além do conhecimento científico: a importância dos saberes populares para o ensino de ciências. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8738

Edição

Secção

XV ENEC - Currículo e políticas educativas