Perceções de professores sobre o (in)sucesso na disciplina de biologia e geologia
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8739Palavras-chave:
Biologia e Geologia, Educação em ciências, Avaliação externa, Exames.Resumo
O exame nacional de Biologia e Geologia (BG) tem grande repercussão na vida de professores, alunos e pais porque regula as práticas letivas dos primeiros e condiciona o futuro dos segundos. Mas, os resultados neste exame revelam um cenário problemático de insucesso. Em 2012/2013, a média nacional dos alunos internos na 1.ª fase foi de 8,4 valores e a taxa de reprovação foi de 65%.
Objetivos: Averiguar as perceções dos professores, corretores e não corretores, sobre as causas de insucesso na aprendizagem e na avaliação externa de BG e as medidas sugeridas para promover o sucesso na aprendizagem e no exame de BG; confrontar as opiniões de professores corretores e não corretores.
Metodologia: Recolheram-se dados através de entrevista semi-dirigida realizada a oito professores do concelho de Guimarães.
Resultados: Os professores atribuem o insucesso dos alunos na disciplina e no exame a causas externas a eles próprios relacionadas com as dificuldades dos alunos, com as características do exame ou com fatores inerentes ao sistema. Sugerem medidas promotoras de sucesso na disciplina e no exame de BG relacionadas com o trabalho dos alunos, outras a adotar por eles próprios (exploração de fontes de informação diversificadas; promoção de ensino focado no “treino” para o exame) e outras relacionadas com as determinações do ministério (diminuição do programa; correção dos aspetos que acrescentam dificuldade ao exame). Enquanto os docentes corretores pensam que o problema do insucesso reside no deficiente trabalho e dificuldades dos alunos, os não corretores entendem que se deve à extensão exagerada do programa e ao grau de dificuldade do exame.Downloads
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