Educação para o desenvolvimento sustentável em espaços de educação não formal: a aprendizagem baseada na resolução de problemas na formação contínua de professores de ciências
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8743Palavras-chave:
Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Formação Contínua, Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas.Resumo
Nos últimos dez anos, o ensino das ciências tem apresentando novas exigências devido ao desenvolvimento acelerado da tecnologia e das questões socioambientais. Nesse contexto recente de mudanças, o professor necessita de formação e aperfeiçoamento que permita construir saberes na área da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e se renovar em termos de metodologias e estratégias de ensino. No presente trabalho, discute-se o uso da metodologia da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) para a promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) a partir de um programa de intervenção, que inclui uma visita de estudo realizada a um centro de ciências no Brasil denominado Escola de Ciências, Biologia e História. Os participantes foram 15 alunos de um mestrado profissional em ensino de ciências, maioritariamente professores de educação básica. O cenário problemático referente à temática do “Uso de Museus e Centros de Ciências para a promoção de uma EDS” foi construído segundo as indicações de uma ABRP e perspetivando o desenvolvimento de saberes nos professores participantes, futuros multiplicadores de atitudes para um desenvolvimento ambiental sustentável. Considerando que os museus de ciência e os centros interativos de ciência são maioritariamente visitados pelo público escolar, os professores foram desafiados a elaborar um guião de visita numa perspetiva interdisciplinar promotora da EDS. Foi realizado uma análise de conteúdo aos guiões produzidos com o objetivo de encontrar evidências dos três pilares da EDS: económico, social e ambiental. Os resultados apontam para uma integração dos três pilares. Nas considerações finais identificam-se implicações do estudo para a formação contínua de professores de ciências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.