O pensamento e a linguagem na fundamentação de conceitos, leis e princípios que regem a física moderna
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8751Palavras-chave:
Linguagem, Pensamento, Física Moderna, Obstáculos Epistemológicos.Resumo
Este trabalho é um ensaio argumentativo onde se pretende fazer uma apreciação dos aspectos epistemológicos que fundamentam conceitos, leis e princípios que deram origem a Física Moderna. Concentra-se na busca de entendimentos a respeito das funções elementares da linguagem, que ao serem utilizadas por professores e alunos, servem como instrumentos transmissores das ideias e pensamentos que compõem o processo ensino aprendizagem da Física Contemporânes. Discute-se o uso de uma linguagem do senso comum como instrumento para explicar os novos conceitos advindos da Mecânica Relativística, da Física Quântica e das teorias da Estrutura da Matéria e do Universo que se apresentam como as bases para o surgimento de uma nova visão do cosmos preconizada pela Física Moderna.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.