O pensamento e a linguagem na fundamentação de conceitos, leis e princípios que regem a física moderna

Autores

  • Pedro Paulo Santos da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Abaetetuba. Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemáticas – PPGCEM/REAMEC.
  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Universidade Federal do Pará – UFPA, Campus Belém. Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemáticas – PPGECM/IEMCI/REAMEC.

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8751

Palavras-chave:

Linguagem, Pensamento, Física Moderna, Obstáculos Epistemológicos.

Resumo

Este trabalho é um ensaio argumentativo onde se pretende fazer uma apreciação dos aspectos epistemológicos que fundamentam conceitos, leis e princípios que deram origem a Física Moderna. Concentra-se na busca de entendimentos a respeito das funções elementares da linguagem, que ao serem utilizadas por professores e alunos, servem como instrumentos transmissores das ideias e pensamentos que compõem o processo ensino aprendizagem da Física Contemporânes. Discute-se o uso de uma linguagem do senso comum como instrumento para explicar os novos conceitos advindos da Mecânica Relativística, da Física Quântica e das teorias da Estrutura da Matéria e do Universo que se apresentam como as bases para o surgimento de uma nova visão do cosmos preconizada pela Física Moderna.

Downloads

Publicado

2016-03-06

Como Citar

Silva, P. P. S. da, & Silveira, M. R. A. da. (2016). O pensamento e a linguagem na fundamentação de conceitos, leis e princípios que regem a física moderna. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8751

Edição

Secção

XV ENEC - História e filosofia das ciências