Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar

Autores

  • Ana Cristina Coelho Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação, Campus da Penha, 8005-139 Faro Centro de Eletrónica, Optoeletrónica e Telecomunicações (CEOT), Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, 8005-139 Faro
  • Carla Dionísio Gonçalves Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação, Campus da Penha, 8005-139 Faro
  • Teresa Cavaco
  • Ana Baião Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação, Campus da Penha, 8005-139 Faro
  • Raquel Correia Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação, Campus da Penha, 8005-139 Faro
  • Maria Helena Horta Universidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação, Campus da Penha, 8005-139 Faro

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8755

Palavras-chave:

Educação em Ciências, Educação Pré-Escolar, Feira de atividades, Contexto não formal de aprendizagem, Formação de educadores de infância.

Resumo

Na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve realizaram-se Feiras de atividades em ciências para crianças que frequentavam jardins de infância da região, em 2006 e 2013, tendo participado nas atividades mais de 200 crianças. A realização destes eventos estava integrada em disciplinas dos cursos de formação de educadores de infância que abordavam assuntos de educação em ciências, formação musical e expressão dramática.

Foram desenvolvidas atividades sob a forma de jogos, modelos anatómicos, puzzles, problemas matemáticos, experiências e dramatizações, integradas em domínios das ciências físicas e naturais. Abordaram-se conceitos como a reprodução das plantas, hereditariedade, combinações matemáticas, estados físicos da água, camuflagem, entre muitos outros (não descritos neste documento). As atividades foram promovidas em cenários criados para o efeito e foram desenvolvidas estratégias didáticas adequadas à dinamização dos conceitos.

Estas experiências de conceção e realização das Feiras de atividades são exemplos de projetos desenvolvidos com os alunos, em contexto de formação no ensino superior, que permitem a construção de conhecimento em várias áreas, simultaneamente. Constatou-se que um evento desta natureza cria condições propícias para promover, de forma integrada e holística, o conhecimento em ciências, a capacidade de expressão e comunicação e, também, o desenvolvimento da formação pessoal e social. A participação das crianças nas Feiras de atividades pautou-se por um enorme entusiasmo e espontaneidade de expressão, com revelação das ideias que possuíam relativamente ao que observavam. A explicitação e comunicação do que compreendiam foi manifestado através das ações que desenvolviam.

Neste documento aborda-se a importância desta forma de educação não formal descrevendo-se os procedimentos seguidos na conceção e realização das Feiras de atividades e apresentando-se algumas atividades representativas dos jogos, modelos anatómicos, atividades exploratórias e dramatizações.

Downloads

Publicado

2016-03-06

Como Citar

Coelho, A. C., Gonçalves, C. D., Cavaco, T., Baião, A., Correia, R., & Horta, M. H. (2016). Feiras de atividades em ciências para a educação pré-escolar. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8755

Edição

Secção

XV ENEC - Práticas educativas em ciências