Clube do ensino experimental das ciências do agrupamento de escolas Fernão de Magalhães
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.8758Palavras-chave:
Clube de ciências, Divulgação de ciência e tecnologia, Avaliação dos alunos.Resumo
É feita uma retrospetiva da história do Clube do Ensino Experimental das Ciências (CEEC) do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, enquanto espaço não formal de promoção de ciência e tecnologia. Desde a sua criação, em julho de 2006, que este Clube é um local de práticas educativas onde os alunos podem realizar atividades laboratoriais e discutir assuntos relacionados com ciência e tecnologia. As práticas abrangem, por exemplo, atividades ilustrativas e investigativas, atividades prático-laboratoriais do programa de Física e Química A, preparação das Olimpíadas de Física e Química, modelação computacional, laboratórios virtuais e a participação em projetos/programas de ciência. Contudo, as atividades preferidas dos alunos são as ilustrativas, sendo algumas delas apresentadas à comunidade na Feira da Ciência/Laboratório Aberto da Escola.
A metodologia utilizada no CEEC passa pela diversificação das atividades de modo a satisfazer a curiosidade, as necessidades, os interesses e as expetativas dos alunos.
Finalmente, apresenta-se um estudo comparativo das classificações internas de frequência e das classificações obtidas no Exame Nacional dos alunos do Agrupamento que frequentaram o CEEC e dos alunos do Agrupamento que não o frequentaram, a fim de inferir acerca da influência das atividades desenvolvidas no Clube nestas classificações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.