Clube do ensino experimental das ciências do agrupamento de escolas Fernão de Magalhães

Autores

  • José Jorge S. Teixeira Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães de Chaves
  • Armando A. Soares Departamento de Física - ECT/UTAD
  • Liliana Caramelo Departamento de Física - ECT/UTAD

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8758

Palavras-chave:

Clube de ciências, Divulgação de ciência e tecnologia, Avaliação dos alunos.

Resumo

É feita uma retrospetiva da história do Clube do Ensino Experimental das Ciências (CEEC) do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, enquanto espaço não formal de promoção de ciência e tecnologia. Desde a sua criação, em julho de 2006, que este Clube é um local de práticas educativas onde os alunos podem realizar atividades laboratoriais e discutir assuntos relacionados com ciência e tecnologia. As práticas abrangem, por exemplo, atividades ilustrativas e investigativas, atividades prático-laboratoriais do programa de Física e Química A, preparação das Olimpíadas de Física e Química, modelação computacional, laboratórios virtuais e a participação em projetos/programas de ciência. Contudo, as atividades preferidas dos alunos são as ilustrativas, sendo algumas delas apresentadas à comunidade na Feira da Ciência/Laboratório Aberto da Escola.

A metodologia utilizada no CEEC passa pela diversificação das atividades de modo a satisfazer a curiosidade, as necessidades, os interesses e as expetativas dos alunos.

Finalmente, apresenta-se um estudo comparativo das classificações internas de frequência e das classificações obtidas no Exame Nacional dos alunos do Agrupamento que frequentaram o CEEC e dos alunos do Agrupamento que não o frequentaram, a fim de inferir acerca da influência das atividades desenvolvidas no Clube nestas classificações.

Downloads

Publicado

2016-03-06

Como Citar

Teixeira, J. J. S., Soares, A. A., & Caramelo, L. (2016). Clube do ensino experimental das ciências do agrupamento de escolas Fernão de Magalhães. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8758

Edição

Secção

XV ENEC - Práticas educativas em ciências