Olhar para o céu: a criança e a astronomia

Autores

  • Ana Cristina Curval Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior de Educação
  • Ana Peixoto Instituto Politécnico de Viana do Castelo – Escola Superior de Educação

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8766

Palavras-chave:

Ciências, Educação pré-escolar, Fenómenos astronómicos.

Resumo

A astronomia é um dos temas que parece estar fora da compreensão da criança, pois para entender os fenómenos que lhe estão subjacentes, não existe algo de concreto que a criança possa tocar. No entanto, há uma série de fenómenos que a criança observa, constata e explora o que a leva a criar uma série de justificações para a sua ocorrência. Atualmente são vários os documentos que defendem a abordagem da astronomia nas primeiras idades. Nas Normas de Ciências da Educação Nacional dos Estados Unidos da América, citados por Kallery (2010) é salientada a importância da abordagem da astronomia com crianças, perspetiva também defendida por Hannust e Kikas (2010).

O estudo centra-se na questão de investigação: “É possível alterar conhecimentos de crianças de 5 e 6 anos acerca de fenómenos astronómicos?” e foi desenvolvido recorrendo a uma metodologia qualitativa, apoiado num desenho de investigação-ação, tendo como participantes 21 crianças de cinco e seis anos. No referido estudo foram desenvolvidas 12 atividades focadas na temática da astronomia, através das quais se pretendeu avaliar os conhecimentos de astronomia que as crianças já possuíam. Como instrumentos de recolha de dados optou-se pela observação apoiada em registos audiovisuais, notas de campo e desenhos realizados pelas crianças. Os dados recolhidos foram sujeitos a uma análise de conteúdo. Os resultados emergentes dessa recolha indiciam que a maioria das crianças já manifestava algumas ideias prévias sobre os diferentes fenómenos abordados. Após a realização das diferentes atividades a maioria das crianças revelou ter compreendido os diferentes conceitos, verbalizando corretamente conceitos relacionados com as fases da Lua, características do planeta Terra, os planetas do sistema solar e a ocorrência do dia e noite, apresentando já noções de alguns fenómenos como o movimento de rotação e translação da Terra.

Downloads

Publicado

2016-03-06

Como Citar

Curval, A. C., & Peixoto, A. (2016). Olhar para o céu: a criança e a astronomia. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8766

Edição

Secção

XV ENEC - Práticas educativas em ciências