A ação coletiva no ensino das ciências: discussão em torno das questões socio-científicas e socio-ambientais

Autores

  • Teresa Conceição Agrupamento Vertical de Escolas de Almodôvar. Portugal
  • Mónica Baptista Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade, 1649-013 Lisboa, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.8768

Palavras-chave:

Ações coletivas, Questões socio-ambientais, Questões sócio científicas, Tarefas de investigação, Ativismo.

Resumo

Neste estudo elaboraram-se oito tarefas de investigação que pretendem capacitar os alunos a agirem coletivamente nas questões socio-ambientais e socio‑científicas. O estudo apresenta como finalidade conhecer quais são as potencialidades das tarefas na capacitação dos alunos em ações coletivas em torno dessas questões. Insere-se no paradigma interpretativo e são participantes uma professora de ciências e 21 alunos do 8.º ano de percurso curricular alternativo provenientes de um meio rural do interior do sudoeste português. Os dados foram obtidos através de documentos escritos, entrevistas em grupo focado no final da realização das tarefas, observação naturalista, gravações áudio das aulas e notas de campo. Os resultados obtidos evidenciam que as tarefas de investigação capacitaram os alunos a agirem coletivamente em benefício da comunidade local. Estas ações incidiram na proteção do ambiente, na defesa dos recursos locais, direta e indiretamente ligados às questões socio-ambientais, e em ações de divulgação sobre a gestão sustentável dos recursos locais e naturais. Também se verificou que as tarefas possibilitaram aos alunos sentirem que as suas intervenções são valorizadas e desenvolverem autonomia investigativa, bem como competências de raciocínio e aprendizagens no domínio da proteção do ambiente.

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Publicado

2016-03-06

Como Citar

Conceição, T., & Baptista, M. (2016). A ação coletiva no ensino das ciências: discussão em torno das questões socio-científicas e socio-ambientais. Revista Interacções, 11(39). https://doi.org/10.25755/int.8768

Edição

Secção

XV ENEC - Práticas educativas em ciências