DISCRIMINAÇÃO DE CRIANÇAS NEGRAS NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.25755/int.9476Palavras-chave:
Discriminação, Escola, ProfessorResumo
Com o objetivo de analisar o papel do professor no processo de discriminação de crianças negras, realizou-se um estudo com 109 alunos de uma escola de formação de professores. Eles avaliaram uma redação e em seguida responderam a um questionário com perguntas sobre os critérios de avaliação utilizados. Analisou-se o efeito da cor da pele da criança que escreveu a redação (manipulada através de duas fotografias - crianças branca e negra), sobre a discriminação em relação à cor da pele (avaliada através da nota atribuída à redação). Os resultados demonstram a presença da discriminação do negro tanto na nota atribuida quanto nos critérios utilizados para avaliar a redação, que foi independente da cor da pele e da idade do professor. Discute-se a escola enquanto espaço tanto para a aprendizagem de conteúdos acadêmicos, quanto para a socialização para as atitudes raciais, os efeitos da discriminação sobre as crianças negras e estratégias de redução do preconceito racial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença CC BY-NC-SA 4.0 que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.