GESTORAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: (DES) CONFIANÇA NO TRABALHO REALIZADO POR HOMENS EDUCADORES

Autores

  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV) e Campus do Pantanal (UFMS/CPAN). http://orcid.org/0000-0002-7005-849X
  • Valdelice Cruz da Silva Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25755/int.9571

Palavras-chave:

Representações sociais, Gestores educacionais, Educação infantil, professores homens.

Resumo

Diante da constatação de que na maioria dos municípios do Estado de Mato Grosso do Sul não existe professores homens trabalhando com turmas de educação infantil, mas que em alguns locais há a presença do referido profissional, surgiu o interesse de entender essa realidade, de acordo com a opinião de gestores educacionais. Assim, o presente estudo tem como objetivo investigar as representações sociais dos gestores municipais de educação infantil de diferentes localidades do Estado de Mato Grosso do Sul, sobre o trabalho desenvolvido por docentes do gênero masculino na primeira etapa da educação básica. A abordagem teórica apresenta discussões relativas à gestão educacional, relações de gênero e representações sociais. A pesquisa de campo, de natureza qualitativa, foi realizada por meio de gravação de entrevistas semiestruturadas, que posteriormente foram transcritas, sistematizadas e analisadas. Participaram do estudo três profissionais que atuavam como gestoras de educação infantil nas Secretarias Municipais de Educação de três diferentes municípios do Estado do Mato Grosso Sul. Os resultados evidenciam que as gestoras apoiam o trabalho dos professores homens, porém há receio em relação ao que as famílias vão pensar e preocupação relativa ao toque físico ou com a higienização das crianças. Percebe-se que embora havendo aceitação, a ponto de nos municípios pesquisados terem professores homens na educação infantil, ainda permanece as representações sociais de que as mulheres é que têm maiores habilidades para trabalhar com crianças.

Biografias Autor

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV) e Campus do Pantanal (UFMS/CPAN).

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (UFMS/CPAN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação pelo Centro de Ciências Humanas e Sociais (UFMS/CCHS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Valdelice Cruz da Silva Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Bolsista de Iniciação Científica UFMS. Graduanda em Pedagogia pela UFMS/CPNV.

Maria das Graças Fernandes de Amorim dos Reis, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí.

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Publicado

2018-06-21

Como Citar

Peres Gonçalves, J., Cruz da Silva Souza, V., & Fernandes de Amorim dos Reis, M. das G. (2018). GESTORAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: (DES) CONFIANÇA NO TRABALHO REALIZADO POR HOMENS EDUCADORES. Revista Interacções, 13(45). https://doi.org/10.25755/int.9571