Os direitos da criança: conhecimento e cumprimento
DOI:
https://doi.org/10.34625/issn.2183-2705(35)2024.ic-31Palabras clave:
Direitos da Criança; Convenção sobre os Direitos da Criança; Conhecimento; Cumprimento; Educação.Resumen
A Convenção sobre os Direitos da Criança - CDC - adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas - ONU - a 20 de novembro de 1989 e ratificada por Portugal a 21 de setembro de 1990 constituiu o marco mais importante de toda a história na proteção da infância e na promoção dos seus direitos. Torna-se, pois, fundamental, que todos os intervenientes, no âmbito político, da sociedade civil, em geral e, sobretudo, quem tem responsabilidade direta na educação das crianças, tudo façam para que estes direitos sejam garantidos. Também as próprias crianças os devem conhecer para saber quando os mesmos estão, ou não, a ser respeitados. Com este estudo pretendemos saber, se as crianças têm conhecimento da CDC e se os seus direitos são cumpridos. Participaram no estudo 123 adolescentes, alunos do 7º ao 12.º ano de escolaridade de três zonas do País: Norte, Centro e Sul de Portugal. Como instrumento, foi aplicado o questionário “Ser Criança com Direitos – Convenção sobre os Direitos da Criança: Conhecimento e Cumprimento”. Os resultados indicam que muitas crianças continuam a ser desrespeitadas nos seus direitos.
Citas
BASTOS, A. and VEIGA, F. A Análise do Bem-Estar das Crianças e Jovens e os Direitos da Criança. Ribeirão: Edições Húmus, 2017. ISBN 9789897552359.
BRONFENBRENNER, U. and MORRIS, P. “The Ecology of Developmental Processes”, in DAMON, W. (Org.), Handbook of child psychology (Vol. 1, pp. 993-1027), John Wiley & Sons, 1998.
CABAÇO, L., BRÁS, H. and MOTTA, G. (Coords.). Relatório Nacional sobre a Implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, por ocasião da Apresentação Nacional Voluntária no Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas, 2017.
CANÁRIO, R. O que é a Escola? Um "olhar" sociológico. Porto, 2005. ISBN 978-972-0-34172-3.
CARVALHO, O. Intervenção precoce centrada na família - do paradigma à prática. Tese de Mestrado, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Porto, Portugal. 2002.
CARVALHO, O. De pequenino se torce o destino: o valor da intervenção precoce. S. Mamede de Infesta: Legis Editora, 2011. ISBN: 9789898148629.
CARVALHO, O. Crescer juntos na parentalidade positiva: competências profissionais para a educação parental, in MONTEIRO, S. (Org.). Educação de Jovens e Adultos: Ações de Consolidação da Agenda, Cap.13, pp. 22-136. Brasil: Atena Editora, 2020.
CARVALHO, O. and PEIXOTO, L. A Escola Inclusiva: da Utopia à Realidade. Braga: Edições APPACDM, 2000. ISBN 972-8424-72-8.
CARVALHO, S.; et al. Convenção sobre os Direitos da Criança Conhecimento e Cumprimento. In M. P. Pando Ballesteros, P. Garrido Rodríguez, & A. Muñoz Ramírez (eds.), El cincuentenario de los pactos internacionales de derechos humanos de la ONU: Libro homenaje a la Profesora Maria Esther Martínez Quinteiro (pp. 1649-1660). Salamanca: Ediciones Universidad. 2018 [viewed 10 June 2023]. Available from: https://www.rcaap.pt/detail.jsp?id=oai:repositorio.upt.pt:11328/2504
COSTA, J. and COUVANEIRO, J. Conhecimentos vs Competências - Uma dicotomia disparatada na educação. Lisboa: Editora Guerra e Paz, 2019. ISBN 9789897024948.
INÁCIO, C.E.C., MONTEIRO, L.C.R. and SILVA T.A.S. Ser criança com direitos - conhecimento e cumprimento da Convenção sobre os Direitos da Criança. (Trabalho não publicado). Escola Superior de Educação de Fafe. Fafe, 2021.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA (INE), 2021. [viewed 19 June 2023]. Available from: https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&indOcorrCod=0001541&contexto=pgi&selTab=tab10&xlang=pt
HAMMARBERG, T. The UN Convention on the Rights of the Child – and how to make it work. Human Rights Quarterly (12), 1990.
LOURENÇO, D., SOUSA, P. and CUNHA, V. A Convenção dos Direitos das Crianças e a Lei da Inclusão. (Unpublished work). Escola Superior de Educação de Fafe. Fafe, 2021.
MARÔCO, J., Análise estatística com o SPSS Statistics. 8ª ed. Pêro Pinheiro: Editora Report Number, 2021. ISBN 9789899676374.
MARQUES, A. and TRIGO, D., Convenção dos Direitos das Crianças. (Unpublished work). Escola Superior de Educação de Fafe. Fafe, 2021.
PIRES, A., GONÇALVES, R. and VILHENA, S. Perceção da criança face às suas vivências e ao cumprimento dos seus direitos. (Unpublished work). Escola Superior de Educação de Fafe. Fafe, 2021.
PORTUGAL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Lei da Inclusão. Diário da República, 1ª série – N.º 129- 6 de julho de 2018. [viewed 19 June 2023]. Available from https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/diario-republica/129-2018-115652951
PORTUGAL. Relatório nacional sobre a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2017. [viewed 19 June 2023]. Available from https://ods.pt/publicacoes/relatorio-nacional-sobre-a-implementacao-da-agenda-2030-para-o-desenvolvimento-sustentavel/
PORTUGAL, Presidência do Conselho de Ministros e Educação, Despacho n.º 6173/2016, de 10 de maio – desenvolve a área da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Igualdade de Género, 2016.
OECD, Review of Inclusive Education in Portugal - Reviews of National Policies for Education. Paris: OECD Publishing, 2022.
ONU, Declaração dos Direitos do Homem, 1948. [viewed 26 June 2023]. Available from: http://www.fpce.up.pt/sae/pdfs/Decl_Univ_Direitos_Homem.pdf
REBELO, F. O papel das novas tecnologias na educação para o consumo sustentável: tópicos para uma formação cívica e multidisciplinar do consumidor. Revista Jurídica Portucalense, N.º especial, Vol. III (63-80), maio de 2022. [viewed 19 June 2023]. Available from: http://hdl.handle.net/11328/4181
REBELO, F. and GUIMARÃES, A. P. Agenda 2030 for sustainable development and the future of adult learning in Europe. In GÓMEZ CHOVA, L., LÓPEZ MARTÍNEZ, A., LEES, J. (Eds.), Proceedings of EDULEARN22 Conference: 14th International Conference on Education and New Learning Technologies, Palma, Mallorca, Spain, 4th-6th July 2022, (pp. 7893-7896). IATED. Doi: 10.21125/edulearn.2022.1850. [viewed 19 June 2023]. Available from: http://hdl.handle.net/11328/4354
SANTOS, F. Para uma Educação Inclusiva: Perceções de Alunos sobre o Conhecimento e o Cumprimento dos seus Direitos. Dissertação de Mestrado. (Unpublished work). Escola Superior de Educação de Fafe. Fafe, 2022.
SOUZA, A. P. L. Avaliação de um Programa de Educação em Direitos Humanos e Promoção de Participação Social para Adolescentes – Juventude em Cena, Tese de Doutoramento, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2012.
UNESCO, Incheon Declaration. World Education Forum. Republic of Korea, 2015 [viewed 19 June 2023]. Available from: https://iite.unesco.org/publications/education-2030-incheon-declaration-framework-action-towards-inclusive-equitable-quality-education-lifelong-learning/
UNICEF. The Convention on the Rights of the Child. UN: United Nation, 1990 [viewed 20 June 2023]. Available from: https://www.ohchr.org/en/instruments-mechanisms/instruments/convention-rights-child
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Olívia CARVALHO, Ana BORGES, Sónia GALINHA

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Authors who published in the journal agree to the following terms:
- The Authors grant the Journal the right of first publication, and other non-exclusive publishing rights, licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with recognition of its initial publication in this journal.
- Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in an institutional repository or as a chapter in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post and distribute their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Open Access).
RJP does not apply submission, publication or any other fees of any nature. Its articles are open access, with the goal of disseminating scientific knowledge and the debate of legal topics in the area of Legal Sciences.