Apontamentos sobre da responsabilidade civil objetiva por acidente de consumo e a proteção do consumidor luso brasileiro contra os danos decorrentes de defeitos dos produtos

Autores/as

  • Felipe Comarela Milanez Doutorando em Direito Civil Faculdade de Direito - Universidade de Coimbra Professor Assistente da Universidade Federal de Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil.

Resumen

O presente estudo realiza uma análise dos aspectos gerais da responsabilidade civil, a partir da superação da culpa como filtro de aplicação do instituto e a modulação do mesmo pela arquitetura jurídica de proteção do consumidor, vítima de acidentes de consumos decorrentes de defeitos dos produtos. Para tanto, procedeu-se à uma análise da estrutura de proteção estabelecida pelos ordenamentos jurídicos Português e Brasileiro, partindo-se do tratamento constitucional dado ao tema, passando-se pelas normas infra constitucionais que regulam a incidência da responsabilidade objetiva, notadamente no que se refere aos elementos: lesante (fornecedor), lesado (consumidor), dano e indemnização.

Biografía del autor/a

Felipe Comarela Milanez, Doutorando em Direito Civil Faculdade de Direito - Universidade de Coimbra Professor Assistente da Universidade Federal de Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil.

Professor Assistente da Universidade Federal de Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil

Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católida de Minas Gerais (Brasil)

Doutorando em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Publicado

2015-04-20

Cómo citar

Milanez, F. C. (2015). Apontamentos sobre da responsabilidade civil objetiva por acidente de consumo e a proteção do consumidor luso brasileiro contra os danos decorrentes de defeitos dos produtos. Revista Jurídica Portucalense, 1(17), 28–57. Recuperado a partir de https://revistas.rcaap.pt/juridica/article/view/6424

Número

Sección

INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA