A nova agenda do consumidor e a prestação de informações sobre consumo sustentável: o greenwashing, branqueamento ecológico ou ecobranqueamento
Mots-clés :
consumo sustentável; direito à informação; alegações ecológicas; prática comercial enganosa; greenwashing.Résumé
Uma das preocupações fundamentais que perpassa a Nova Agenda do Consumidor é a necessidade de proporcionar aos consumidores a possibilidade de desempenharem um papel ativo na transição ecológica, o que poderá ser obstaculizado pelo facto de, não raras vezes, faltar ao consumidor informação relevante, confiável e verdadeira sobre a sustentabilidade dos produtos, ou seja, devido a práticas de greenwashing, branqueamento ecológico ou ecobranqueamento.
Impõe-se, com este fito, que os consumidores tenham acesso a informações verdadeiras, fidedignas e comprovadas sobre a sustentabilidade dos produtos, utilizando métodos de pegada ambiental dos produtos e organizações.
Propomos, no presente estudo, realizar uma breve reflexão sobre o caminho percorrido e a percorrer neste quadrante da tutela do consumidor e, em particular, sob os auspícios da Nova Agenda do Consumidor.
É nosso intento, de iure constituto, referir a aplicação dos princípios gerais ínsitos nos arts. 7.º, 9.º e 22.º do Regime Jurídico das Práticas Comerciais Desleais às alegações ecológicas e enunciar os vários diplomas comunitários especificamente aplicáveis neste contexto. De iure constituendo, pretendemos, além de expor as intenções legislativas da Comissão neste domínio, refletir sobre a melhor estratégia para garantir a tutela efetiva do consumidor contra práticas de greenwashing ou branqueamento ecológico.
É, pois, este o périplo que propomos realizar à luz da estratégia de capacitação do consumidor para a – tão almejada – transição ecológica.
Références
AMORIM, Ana, Manual de Direito da Publicidade, Petrony, 2018.
CHAVES, Rui Moreira, Código da Publicidade Anotado, Coimbra, Almedina, 2005.
CHAVES, Rui Moreira, Regime Jurídico da Publicidade, Coimbra, Almedina, 2005.
COMISSÃO EUROPEIA, Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho: Nova Agenda do Consumidor. Reforçar a resiliência dos consumidores para uma recuperação sustentável, de 13 de novembro de 2020, disponível para consulta em https://ec.europa.eu/transparency/regdoc/rep/1/2020/PT/COM-2020-696-F1-PT-MAIN-PART-1.PDF.
COMISSÃO EUROPEIA, Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões sobre o Pacto Ecológico Europeu, de 11 de dezembro de 2019, https://eur-lex.europa.eu/resource.html?uri=cellar:b828d165-1c22-11ea-8c1f-01aa75ed71a1.0008.02/DOC_1&format=PDF.
COMISSÃO EUROPEIA, Orientações para a aplicação da Diretiva 2005/29/CE, relativa às práticas comerciais desleais, 2016, disponível para consulta em https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:52016SC0163&from=PT.
Eurobarómetro n.º 501, 2019, disponível para consulta em https://europa.eu/eurobarometer/surveys/detail/2257.
Eurobarómetro n.º 468, 2017, disponível para consulta em https://europa.eu/eurobarometer/surveys/detail/2156.
Eurobarómetro n.º 367, 2013, disponível para consulta em https://europa.eu/eurobarometer/surveys/detail/1048.
FALCÃO, David, Lições de Direito do Consumo, Coimbra, Almedina, 2020.
GERALDES, Ana Luísa, O Direito da Publicidade: Estudos e Práticas Sancionatórias, Decisões da Comissão de Aplicação de Coimas em Matéria de Publicidade, Lisboa, Edição do Instituto do Consumidor, 1999.
LEITÃO, Luís Menezes, “As práticas comerciais desleais nas relações de consumo”, in: Liber Amicorum Mário Frota. A causa dos direitos dos consumidores, Coimbra, Almedina, 2012, pp. 369 e 386.
LEITÃO, Luís Menezes, “As práticas comerciais desleais nas relações de consumo”, in: Revista da Ordem dos Advogados, Ano 71, Vol. II, 2011, pp. 423-445, disponível em
https://portal.oa.pt/upl/%7B29c2d451-b398-486b-9842-a5cad254e869%7D.pdf
MORAIS CARVALHO, Jorge, Manual de Direito do Consumo, Coimbra, Almedina, 2018.
FREITAS NETTO et al., “Concepts and forms of greenwashing: a systematic review”, in: Environmental Sciences Europe, 2020, pp. 1-12, disponível em https://enveurope.springeropen.com/articles/10.1186/s12302-020-0300-3, consultado a 29/12/21.
PAVIANI, Gabriela Amorim, “Greenwashing: o falso marketing e a responsabilidade civil em relação ao consumidor”, Revista de Direito e Sustentabilidade, vol. 5, n.º1, 2019, pp. 92-109, disponível em https://indexlaw.org/index.php/revistards/article/view/5525
SOVERAL MARTINS, “A transposição da directiva sobre as práticas comerciais desleais (Directiva 2005/29/CE)”, in: J. L. Freitas, R. P. Duarte, A. Cristas, V. P. Neves & M. T. Almeida (Orgs.), Estudos em Homenagem ao Professor Doutor Carlos Ferreira de Almeida, Vol. I, 2008, pp. 569-586.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Authors who published in the journal agree to the following terms:
- The Authors grant the Journal the right of first publication, and other non-exclusive publishing rights, licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with recognition of its initial publication in this journal.
- Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in an institutional repository or as a chapter in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post and distribute their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Open Access).
RJP does not apply submission, publication or any other fees of any nature. Its articles are open access, with the goal of disseminating scientific knowledge and the debate of legal topics in the area of Legal Sciences.