Restrições ao objeto da publicidade: a problemática inerente aos alimentos de baixo valor nutricional e à dependência nos jogos sociais e apostas
Mots-clés :
alimentação, apostas, publicidade, raspadinhas, restriçõesRésumé
A publicidade é um meio que não só informa, como também influencia os consumidores, tratando-se, por isso, de um instrumento de grande importância na nossa sociedade, nomeadamente no que concerne ao desenvolvimento económico do país. No entanto, o impacto da publicidade também pode ser negativo e, assim sendo, é imperativo estabelecer restrições. Relativamente ao flagelo da obesidade infantil, que afeta um elevado número de crianças em todo o mundo, verificámos que a publicidade a alimentos pouco saudáveis contribui, em grande medida, para essa situação alarmante. Ademais, a dependência nos jogos sociais e apostas, que frequentemente surge como uma consequência da própria publicidade, relaciona-se com uma falsa promessa de independência financeira de um dia para o outro, levando as pessoas a arriscar o (pouco) que têm para obter uma recompensa que, apesar de tentadora, é irrealista e, como tal, afeta não só os próprios sujeitos, mas também aqueles que os rodeiam. Neste artigo iremos analisar o regime jurídico da publicidade, alertar para o impacto que esta tem na sociedade e para a importância da implementação de restrições. Assim, pretendemos demonstrar que a legislação atual pode não ser suficiente para resolver os problemas inerentes aos objetos publicitários que referimos.
Références
ASA [Advertising Standards Authority]; CAP [Committee of Advertising Practice]. News/Tough new rules to curb broad appeal of gambling ads and better protect under-18s. Web site de ASA [Advertising Standards Authority]. 5 de abril de 2022 [consultado a 10/07/2022]. Disponível em: https://www.asa.org.uk/news/tough-new-rules-to-curb-broad-appeal-of-gambling-ads-and-better-protect-under-18s.html.
AMORIM, Ana Clara Azevedo de. Manual de Direito da Publicidade. Lisboa : Petrony Editora, 2018.
ÁNGEL MEDINA, Miguel e MONCLOA ALLISON, Gonzalo. Consumo prohibirá la publicidad dirigida a niños y adolescentes de chocolates, dulces, postres, galletas, zumos y helados. Madrid : s.n., 28 de outubro de 2021, El País [consultado a 07/06/2022]. Disponível em: https://elpais.com/sociedad/2021-10-28/consumo-prohibira-la-publicidad-de-chocolates-dulces-postres-galletas-zumos-y-helados-dirigidos-a-ninos.html.
AUTO REGULAÇÃO PUBLICITÁRIA. Estamos prontos, vamos começar! Lisboa : s.n., 15 de fevereiro de 2018 [consultado a 20/05/2022]. Disponível em: https://auto-regulacaopublicitaria.pt/criancas-alimentos-publicidade-pre-clearance/.
BENTO, Helena. Estudo revela que raspadinhas estão a tornar-se vício preocupante em Portugal e apela a nova regulamentação. 20 de fevereiro de 2020, Expresso [consultado a 16/06/2022]. Disponível em: https://expresso.pt/sociedade/2020-02-20-Estudo-revela-que-raspadinhas-estao-a-tornar-se-vicio-preocupante-em-Portugal-e-apela-a-nova-regulamentacao.
BETTING & GAMING COUNCIL. IGRG. Web site de Betting & Gaming Council. s.d. [consultado a 04/07/2022]. Disponível em: https://bettingandgamingcouncil.com/members/igrg
CENTRO DE ESTUDOS JUDICIÁRIOS. Direito do Consumo. Coleção de Formação Contínua. dezembro de 2014 [consultado a 21/04/2022]. Disponível em: https://cej.justica.gov.pt/LinkClick.aspx?fileticket=ZPbwlIBZNJs%3d&portalid=30.
CHAVES, Rui Moreira. Código da Publicidade Anotado. 2.ª. Coimbra : Almedina, 2005.
CHAVES, Rui Moreira. Regime Jurídico da Publicidade. Coimbra : Almedina, 2005.
DECO [Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor]. PARC-000181-2021 Assunto: Projeto de Lei 919/XIV/2. Lisboa : DECO, 2020. Parecer [consultado a 20/06/2022]. Disponível em: https://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063484d364c793968636d356c6443397a6158526c6379395953565a4d5a5763765130394e4c7a5a4452556c50554567765247396a6457316c626e527663306c7561574e7059585270646d46446232317063334e6862793968596a55304e6d4a6c4f53316b4d6a4e6a4c54517a4e544d74596a64694d69307a4f5463324d6a55774d7a55354e5749756347526d&fich=ab546be9-d23c-4353-b7b2-39762503595b.pdf&Inline=true.
DEPARTMENT FOR DIGITAL, CULTURE, MEDIA & SPORT e DEPARTMENT OF HEALTH AND SOCIAL CARE. Introducing further advertising restrictions on TV and online for products high in fat, salt and sugar: government response. Consultation outcome. 24 de junho de 2021 [consultado a 17/09/2022]. Disponível em: https://www.gov.uk/government/consultations/further-advertising-restrictions-for-products-high-in-fat-salt-and-sugar/outcome/introducing-further-advertising-restrictions-on-tv-and-online-for-products-high-in-fat-salt-and-sugar-government-response.
DEPARTMENT OF HEALTH AND SOCIAL CARE. New advertising rules to help tackle childhood obesity. Comunicado à imprensa. 24 de junho de 2021 [consultado a 08/06/2022]. Disponível em: https://www.gov.uk/government/news/new-advertising-rules-to-help-tackle-childhood-obesity.
DEPARTMENT OF HEALTH AND SOCIAL CARE. Health matters: obesity and the food environment. Guidance. 31 de março de 2017 [consultado a 17/09/2022]. Disponível em: https://www.gov.uk/government/publications/health-matters-obesity-and-the-food-environment/health-matters-obesity-and-the-food-environment--2#scale-of-the-obesity-problem.
DGS [Direção-Geral da Saúde]. Progama Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Lisboa, 2019, p. 20 [consultado em 18/09/2022]. Disponível em: https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/activeapp2020/wp-content/uploads/2019/12/Relato%CC%81rio_PNPAS_2019.pdf.
DIRECCIÓN GENERAL DE ORDENACIÓN DEL JUEGO. Consejo de Políticas del Juego. Web site de Dirección General de Ordenación del Juego. s.d. [consultado a 29/06/2022]. Disponível em: https://www.ordenacionjuego.es/es/CPJ.
EARLY, Zara e HANNIGAN, Kirsty. Advertisers: a guide to advertising regulation in the UK. Web site de Pinsent Masons. 12 de janeiro de 2021 [consultado a 08/06/2022]. Disponível em: https://www.pinsentmasons.com/out-law/guides/advertisers-guide-advertising-regulation-uk.
FALCÃO, David. Lições de Direito do Consumo. Coimbra : Almedina, 2019.
GAMBLING COMMISSION. What we do. Web site de Gambling Commission. s.d. [consultado a 04/07/2022]. Disponível em: https://www.gamblingcommission.gov.uk/about-us/what-we-do.
GERALDES, Ana Luísa. O Direito da Publicidade. Lisboa : Instituto do Consumidor, 1999.
GRAÇA, Pedro. A publicidade alimentar e a saúde das crianças. 28 de agosto de 2019, VISÃO.sapo.pt [consultado a 15/05/2022]. Disponível em: https://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2019-08-28-a-publicidade-alimentar-e-a-saude-das-criancas/.
HINCKLEY & BOSWORTH BOROUGH COUNCIL. The Gambling Act 2005 - overview. Web site de Hinckley & Bosworth Borough Council. 26 de outubro de 2021 [consultado a 10/07/2022]. Disponível em: https://www.hinckley-bosworth.gov.uk/info/1134/gambling_premises_licence/449/the_gambling_act_2005_-_overview.
KARAGEORGIADIS, Ekaterine. Lanches Acompanhados de Brinquedos: Comunicação Mercadológica Abusiva Dirigia à Criança e Prática de Venda Casada. Revista Luso-Brasileira de Direito do Consumo. junho de 2014, Vol. IV, 14, pp. 11-39.
LEAL, Larissa Maria de Morais e BARBOSA, Raíssa Alencar de Sá. A Publicidade Infantil e a Regulação da Publicidade de Alimentos de Baixo Teor Nutricional. Revista Luso-Brasileira de Direito do Consumo. junho de 2014, Vol. IV, 14, pp. 41-59.
OMS [Organização Mundial da Saúde]. Obesity and overweight. Web site de OMS [Organização Mundial da Saúde]. 9 de junho de 2021 [consultado a 15/05/2022]. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/obesity-and-overweight.
PHILIP, Chris. Gambling: Advertising. 1 de março de 2022 : Londres, UK Parliament. HC 128362W [consultado a 10/07/2022]. Disponível em: https://questions-statements.parliament.uk/written-questions/detail/2022-02-23/128362.
SWENEY, Mark. UK to ban junk food advertising online and before 9pm on TV from 2023. 23 de junho de 2021, The Guardian [consultado a 08/06/2022]. Disponível em: https://www.theguardian.com/media/2021/jun/23/uk-to-ban-junk-food-advertising-online-and-before-9pm-on-tv-from-2023.
UK PARLIAMENT. Glossary. Web site de UK Parliament. s.d. [consultado a 10/07/2022]. Disponível em: https://www.parliament.uk/site-information/glossary/white-paper/.
VILAVERDE, Daniela e MORGADO, Pedro. Scratching the surface of a neglected threat: huge growth of instant lottery in Portugal. The Lancet Psychiatry. março de 2020, Vol. 7, 3, p. e13 [consultado a 16/06/2022]. Disponível em: https://www.thelancet.com/pdfs/journals/lanpsy/PIIS2215-0366(20)30039-0.pdf.
WOODHOUSE, John. Gambling advertising: how is it regulated? House of Commons Library Research Briefing. 17 de março de 2022, 7428 [consultado a 04/07/2022]. Disponível em: https://researchbriefings.files.parliament.uk/documents/CBP-7428/CBP-7428.pdf.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Authors who published in the journal agree to the following terms:
- The Authors grant the Journal the right of first publication, and other non-exclusive publishing rights, licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with recognition of its initial publication in this journal.
- Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in an institutional repository or as a chapter in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post and distribute their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Open Access).
RJP does not apply submission, publication or any other fees of any nature. Its articles are open access, with the goal of disseminating scientific knowledge and the debate of legal topics in the area of Legal Sciences.