Restrições ao objeto da publicidade: a problemática inerente aos alimentos de baixo valor nutricional e à dependência nos jogos sociais e apostas

Autores/as

Palabras clave:

alimentação, apostas, publicidade, raspadinhas, restrições

Resumen

A publicidade é um meio que não só informa, como também influencia os consumidores, tratando-se, por isso, de um instrumento de grande importância na nossa sociedade, nomeadamente no que concerne ao desenvolvimento económico do país. No entanto, o impacto da publicidade também pode ser negativo e, assim sendo, é imperativo estabelecer restrições. Relativamente ao flagelo da obesidade infantil, que afeta um elevado número de crianças em todo o mundo, verificámos que a publicidade a alimentos pouco saudáveis contribui, em grande medida, para essa situação alarmante. Ademais, a dependência nos jogos sociais e apostas, que frequentemente surge como uma consequência da própria publicidade, relaciona-se com uma falsa promessa de independência financeira de um dia para o outro, levando as pessoas a arriscar o (pouco) que têm para obter uma recompensa que, apesar de tentadora, é irrealista e, como tal, afeta não só os próprios sujeitos, mas também aqueles que os rodeiam. Neste artigo iremos analisar o regime jurídico da publicidade, alertar para o impacto que esta tem na sociedade e para a importância da implementação de restrições. Assim, pretendemos demonstrar que a legislação atual pode não ser suficiente para resolver os problemas inerentes aos objetos publicitários que referimos.

Citas

ASA [Advertising Standards Authority]; CAP [Committee of Advertising Practice]. News/Tough new rules to curb broad appeal of gambling ads and better protect under-18s. Web site de ASA [Advertising Standards Authority]. 5 de abril de 2022 [consultado a 10/07/2022]. Disponível em: https://www.asa.org.uk/news/tough-new-rules-to-curb-broad-appeal-of-gambling-ads-and-better-protect-under-18s.html.

AMORIM, Ana Clara Azevedo de. Manual de Direito da Publicidade. Lisboa : Petrony Editora, 2018.

ÁNGEL MEDINA, Miguel e MONCLOA ALLISON, Gonzalo. Consumo prohibirá la publicidad dirigida a niños y adolescentes de chocolates, dulces, postres, galletas, zumos y helados. Madrid : s.n., 28 de outubro de 2021, El País [consultado a 07/06/2022]. Disponível em: https://elpais.com/sociedad/2021-10-28/consumo-prohibira-la-publicidad-de-chocolates-dulces-postres-galletas-zumos-y-helados-dirigidos-a-ninos.html.

AUTO REGULAÇÃO PUBLICITÁRIA. Estamos prontos, vamos começar! Lisboa : s.n., 15 de fevereiro de 2018 [consultado a 20/05/2022]. Disponível em: https://auto-regulacaopublicitaria.pt/criancas-alimentos-publicidade-pre-clearance/.

BENTO, Helena. Estudo revela que raspadinhas estão a tornar-se vício preocupante em Portugal e apela a nova regulamentação. 20 de fevereiro de 2020, Expresso [consultado a 16/06/2022]. Disponível em: https://expresso.pt/sociedade/2020-02-20-Estudo-revela-que-raspadinhas-estao-a-tornar-se-vicio-preocupante-em-Portugal-e-apela-a-nova-regulamentacao.

BETTING & GAMING COUNCIL. IGRG. Web site de Betting & Gaming Council. s.d. [consultado a 04/07/2022]. Disponível em: https://bettingandgamingcouncil.com/members/igrg

CENTRO DE ESTUDOS JUDICIÁRIOS. Direito do Consumo. Coleção de Formação Contínua. dezembro de 2014 [consultado a 21/04/2022]. Disponível em: https://cej.justica.gov.pt/LinkClick.aspx?fileticket=ZPbwlIBZNJs%3d&portalid=30.

CHAVES, Rui Moreira. Código da Publicidade Anotado. 2.ª. Coimbra : Almedina, 2005.

CHAVES, Rui Moreira. Regime Jurídico da Publicidade. Coimbra : Almedina, 2005.

DECO [Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor]. PARC-000181-2021 Assunto: Projeto de Lei 919/XIV/2. Lisboa : DECO, 2020. Parecer [consultado a 20/06/2022]. Disponível em: https://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063484d364c793968636d356c6443397a6158526c6379395953565a4d5a5763765130394e4c7a5a4452556c50554567765247396a6457316c626e527663306c7561574e7059585270646d46446232317063334e6862793968596a55304e6d4a6c4f53316b4d6a4e6a4c54517a4e544d74596a64694d69307a4f5463324d6a55774d7a55354e5749756347526d&fich=ab546be9-d23c-4353-b7b2-39762503595b.pdf&Inline=true.

DEPARTMENT FOR DIGITAL, CULTURE, MEDIA & SPORT e DEPARTMENT OF HEALTH AND SOCIAL CARE. Introducing further advertising restrictions on TV and online for products high in fat, salt and sugar: government response. Consultation outcome. 24 de junho de 2021 [consultado a 17/09/2022]. Disponível em: https://www.gov.uk/government/consultations/further-advertising-restrictions-for-products-high-in-fat-salt-and-sugar/outcome/introducing-further-advertising-restrictions-on-tv-and-online-for-products-high-in-fat-salt-and-sugar-government-response.

DEPARTMENT OF HEALTH AND SOCIAL CARE. New advertising rules to help tackle childhood obesity. Comunicado à imprensa. 24 de junho de 2021 [consultado a 08/06/2022]. Disponível em: https://www.gov.uk/government/news/new-advertising-rules-to-help-tackle-childhood-obesity.

DEPARTMENT OF HEALTH AND SOCIAL CARE. Health matters: obesity and the food environment. Guidance. 31 de março de 2017 [consultado a 17/09/2022]. Disponível em: https://www.gov.uk/government/publications/health-matters-obesity-and-the-food-environment/health-matters-obesity-and-the-food-environment--2#scale-of-the-obesity-problem.

DGS [Direção-Geral da Saúde]. Progama Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. Lisboa, 2019, p. 20 [consultado em 18/09/2022]. Disponível em: https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/activeapp2020/wp-content/uploads/2019/12/Relato%CC%81rio_PNPAS_2019.pdf.

DIRECCIÓN GENERAL DE ORDENACIÓN DEL JUEGO. Consejo de Políticas del Juego. Web site de Dirección General de Ordenación del Juego. s.d. [consultado a 29/06/2022]. Disponível em: https://www.ordenacionjuego.es/es/CPJ.

EARLY, Zara e HANNIGAN, Kirsty. Advertisers: a guide to advertising regulation in the UK. Web site de Pinsent Masons. 12 de janeiro de 2021 [consultado a 08/06/2022]. Disponível em: https://www.pinsentmasons.com/out-law/guides/advertisers-guide-advertising-regulation-uk.

FALCÃO, David. Lições de Direito do Consumo. Coimbra : Almedina, 2019.

GAMBLING COMMISSION. What we do. Web site de Gambling Commission. s.d. [consultado a 04/07/2022]. Disponível em: https://www.gamblingcommission.gov.uk/about-us/what-we-do.

GERALDES, Ana Luísa. O Direito da Publicidade. Lisboa : Instituto do Consumidor, 1999.

GRAÇA, Pedro. A publicidade alimentar e a saúde das crianças. 28 de agosto de 2019, VISÃO.sapo.pt [consultado a 15/05/2022]. Disponível em: https://visao.sapo.pt/opiniao/bolsa-de-especialistas/2019-08-28-a-publicidade-alimentar-e-a-saude-das-criancas/.

HINCKLEY & BOSWORTH BOROUGH COUNCIL. The Gambling Act 2005 - overview. Web site de Hinckley & Bosworth Borough Council. 26 de outubro de 2021 [consultado a 10/07/2022]. Disponível em: https://www.hinckley-bosworth.gov.uk/info/1134/gambling_premises_licence/449/the_gambling_act_2005_-_overview.

KARAGEORGIADIS, Ekaterine. Lanches Acompanhados de Brinquedos: Comunicação Mercadológica Abusiva Dirigia à Criança e Prática de Venda Casada. Revista Luso-Brasileira de Direito do Consumo. junho de 2014, Vol. IV, 14, pp. 11-39.

LEAL, Larissa Maria de Morais e BARBOSA, Raíssa Alencar de Sá. A Publicidade Infantil e a Regulação da Publicidade de Alimentos de Baixo Teor Nutricional. Revista Luso-Brasileira de Direito do Consumo. junho de 2014, Vol. IV, 14, pp. 41-59.

OMS [Organização Mundial da Saúde]. Obesity and overweight. Web site de OMS [Organização Mundial da Saúde]. 9 de junho de 2021 [consultado a 15/05/2022]. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/obesity-and-overweight.

PHILIP, Chris. Gambling: Advertising. 1 de março de 2022 : Londres, UK Parliament. HC 128362W [consultado a 10/07/2022]. Disponível em: https://questions-statements.parliament.uk/written-questions/detail/2022-02-23/128362.

SWENEY, Mark. UK to ban junk food advertising online and before 9pm on TV from 2023. 23 de junho de 2021, The Guardian [consultado a 08/06/2022]. Disponível em: https://www.theguardian.com/media/2021/jun/23/uk-to-ban-junk-food-advertising-online-and-before-9pm-on-tv-from-2023.

UK PARLIAMENT. Glossary. Web site de UK Parliament. s.d. [consultado a 10/07/2022]. Disponível em: https://www.parliament.uk/site-information/glossary/white-paper/.

VILAVERDE, Daniela e MORGADO, Pedro. Scratching the surface of a neglected threat: huge growth of instant lottery in Portugal. The Lancet Psychiatry. março de 2020, Vol. 7, 3, p. e13 [consultado a 16/06/2022]. Disponível em: https://www.thelancet.com/pdfs/journals/lanpsy/PIIS2215-0366(20)30039-0.pdf.

WOODHOUSE, John. Gambling advertising: how is it regulated? House of Commons Library Research Briefing. 17 de março de 2022, 7428 [consultado a 04/07/2022]. Disponível em: https://researchbriefings.files.parliament.uk/documents/CBP-7428/CBP-7428.pdf.

Publicado

2022-12-30

Cómo citar

João SOUSA. (2022). Restrições ao objeto da publicidade: a problemática inerente aos alimentos de baixo valor nutricional e à dependência nos jogos sociais e apostas. Revista Jurídica Portucalense, 110–136. Recuperado a partir de https://revistas.rcaap.pt/juridica/article/view/27767

Número

Sección

INVESTIGACIÓN CIENTÍFICA