Direito do Ciberespaço e Segurança Cibernética
Palavras-chave:
Ciberespaço; Segurança; Riscos; Direito.Resumo
A nova realidade do Ciberespaço, por definição global e a-territorial, não é apenas um novo ambiente da atividade humana, mas requer sobretudo uma adaptação do Direito que se lhe aplica – o Direito do Ciberespaço – com a especiosa preocupação de disciplinar as atividades nele exercidas, avultando a segurança tanto das pessoas que o usam como das instituições que, por sua causa, podem tornar-se mais vulneráveis em relação às novas ameaças e riscos que o mesmo potencia.
Referências
AAVV, Estudos de Direito e Segurança (coordenação de JORGE BACELAR GOUVEIA), II, Coimbra, 2012.
AAVV, Enciclopédia de Direito e Segurança (coordenação de JORGE BACELAR GOUVEIA e SOFIA SANTOS), Coimbra, 2015.
ALEXANDRE SOUSA PINHEIRO, Privacy e proteção de dados pessoais: a construção dogmática do direito à identidade informacional, Lisboa, 2015
EMMANUEL DUPIC, Droit de la Sécurité Intérieure, Paris, 2014.
JORGE BACELAR GOUVEIA, Direito da Segurança, 2ª ed., Coimbra, 2020.
JOSÉ PEDRO TEIXEIRA FERNANDES, Ciberguerra: quando a utopia se transforma em realidade, Editor Quidnovi, 2014.
MARIA LUÍS BARBOSA, As ameaças ao ciberespaço e a estratégia de cibersegurança na UE e em Portugal, in Revista de Direito e Segurança, ano, IV, nº 8, Lisboa, julho-dezembro de 2016, pp. 163 e ss.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
A RJP não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza, sendo os artigos publicados em acesso livre e aberto, com a missão de difusão do conhecimento científico e o debate de temas jurídicos na área das Ciências Jurídicas.