Prédios Classificados e a problemática da vigência isentiva de IMI
DOI:
https://doi.org/10.34625/issn.2183-2705(38)2025.ic-4Palavras-chave:
Benefício fiscal, Imposto Municipal sobre Imóveis, prédios classificadosResumo
A complexa vigência da isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis aplicável ao património cultural imobiliário português, justifica uma abordagem temática focada no contexto legislativo e a sua confluência com a acessibilidade, pelos titulares matriciais, àquele benefício fiscal. Concomitantemente, os vastos dissídios administrativos e jurisprudenciais potenciados pela tecnicidade jurídico-interpretativa da norma legal, invocam um conciso estudo paradigmático, historicamente retratado, da complexidade do sistema isentivo, o que aqui se faz. E na esteira da compreensão abrangente das disposições legais aplicáveis, também aqui argumenta-se que, e apesar do desiderato legislativo na simplificação do acesso à isenção, persistem ambiguidades e desafios, sublinhando-se, também, a necessidade de maior clareza e harmonização procedimental.
Referências
GASPAR, Lídia, 2013. O prazo de validade dos benefícios fiscais, Cadernos de Ciência e Técnica Fiscal n.º 431. Lisboa: Centro de Estudos Fiscais.
ICOMOS-PORTUGAL, 2016. PARECER Isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis e do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis incidente sobre os imóveis classificados. Disponível em www.icomos.pt.
MARTINS, Guilherme Waldemar D'Oliveira, 2006. Os benefícios fiscais, sistema e regime. Cadernos IDEFF n.º 6. Coimbra: Almedina.
NABAIS, José Casalta, 2010. Introdução ao Direito do Património Cultural, 2.ª edição. Coimbra: Almedina
NABAIS, José Casalta, 2019. Considerações sobre as despesas fiscais. Texto elaborado a partir da intervenção no Colóquio "A despesa pública na encruzilhada do século XXI: que desafios?", realizado nos dias 14 e 15 de novembro de 2019, no Colégio da Trindade da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, disponível em https://www.ismat.pt/images/ficheiros/JURISMAT-12_FINAL.pdf.
PIRES, José Maria Fernandes, 2018. Lições de Impostos Sobre o Património e do Selo, 3.ª Edição. Coimbra: Almedina.
ROSA, António Amaro, 2016. O universal é o Local sem Paredes: a problemática da isenção de IMI na “Lista do Património Mundial" da UNESCO e nos centros históricos classificados em Portugal. Cadernos de Ciência e Técnica Fiscal n.º 435, Lisboa: Centro de Estudos Fiscais e Aduaneiros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Manuel Augusto Correia, Ana Dinis

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
A RJP não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza, sendo os artigos publicados em acesso livre e aberto, com a missão de difusão do conhecimento científico e o debate de temas jurídicos na área das Ciências Jurídicas.



