O Direito à Nacionalidade Portuguesa: B’nei anussim brasileiros entre a cruz e

Autores

  • João Ernesto Paes de Barros Públio Paes de Barros e Noyva Godinho Paes de Barros

Resumo

Em fevereiro de 2015 foi regulamentado o direito para os descendentes de judeus sefarditas expulsos em 1496 possam obter a nacionalidade portuguesa. Contudo, o documento mais significativo para comprovação da condição legal está sejeito a um certificado que será expedido por comunidades judaicas que tem por caracteristica não reconhecer a judaicidade de outros movimentos que não sejam o ortodoxo.

O objetivo desta pesquisa é analisar esse direito e sua repercussão para os descendentes brasileiros que não professam a mesma fé que a comunidade judaica certificadora.

Biografia Autor

João Ernesto Paes de Barros, Públio Paes de Barros e Noyva Godinho Paes de Barros

Advogado e Consultor Jurídico no Brasil e Portugal. Mestre pela Universidade Federal de Mato Grosso - Brasil. Doutorando da Universidade de Lisboa. Assessor Jurídico da Fundación Cauce (Burgos, Espanha), Diretor de Pesquisa do Instituto Matogrossense de Direto e Educação Ambiental (Cuiabá-BR),  Professor de Direito das Obrigações, Contratos e Responsabilidade Civil (licenciado)

Downloads

Publicado

2015-05-19

Como Citar

Paes de Barros, J. E. (2015). O Direito à Nacionalidade Portuguesa: B’nei anussim brasileiros entre a cruz e. Revista Jurídica Portucalense, 2(17), 51–77. Obtido de https://revistas.rcaap.pt/juridica/article/view/6831

Edição

Secção

INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA