Visualidade, Acessibilidade e Narrativas: Roteiros Cinematográficos para e com Pessoas Surdas
DOI:
https://doi.org/10.34627/redvol8iss3e202519Palavras-chave:
Bilinguismo bimodal, Roteiro cinematográfico, Língua de sinais, Textualidade diferidaResumo
Com os avanços na educação inclusiva e da modalidade de educação bilíngue para Surdos, junto da crescente demanda por materiais pedagógicos adequados às necessidades específicas desses estudantes, esta pesquisa investiga o desenvolvimento de roteiros cinematográficos com ênfase na acessibilidade e no reconhecimento linguístico e cultural Surdos. Através de um grupo focal, discutiu-se os desafios enfrentados na compreensão dos formatos tradicionais de roteiros cinematográficos, evidenciando a necessidade de formatos integrando elementos visuais e linguísticos adequados à cultura Surda. Como resultado do diálogo foi proposto um modelo de roteiro que combina elementos imagéticos, textos em português e vídeos em língua de sinais numa proposta de textualidade diferida, proporcionando uma ferramenta que visa facilitar a criação, revisão e apropriação de roteiros cinematográficos por pessoas Surdas. Essa abordagem visa não apenas promover a inclusão, mas também respeitar e valorizar a identidade cultural Surda no processo de criação de filmes.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 Oscar Raimundo dos Santos Júnior, Soeli Francisca Mazzini Monte Blanco, Fabíola Sucupira Ferreira Sell, Tatiana Bolívar Lebedeff

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor pelo seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.