O uso do Padlet como recurso digital de avaliação de aprendizagem em tempos de pandemia: uma breve reflexão
DOI :
https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp77-96Mots-clés :
Avaliação da aprendizagem. PADLET. Recursos digitais.Résumé
Na expectativa de minimizar os danos causados pelo Covid-19 aos processos pedagógicos, o padlet se insere nos espaços educacionais como proposta digital que auxilia o professor na avaliação de aprendizagem e melhoria do ensino aos alunos. Com isso, indaga-se: frente à pandemia, o uso do padlet pode contribuir com a avaliação de aprendizagem dos alunos nos processos educacionais subsidiados pelas tecnologias? A hipótese é que sim, visto que o padlet pode ajudar o professor a perceber, no desempenho dos alunos, se os critérios de aprendizagem foram alcançados. A abordagem do estudo foi qualitativa com desenho documental, exploratório, experiencial e dialético. Contou com duas técnicas de investigação: a) pesquisa de opinião de 15 docentes de uma disciplina ofertada na Pós-graduação de uma Instituição de Ensino Superior em Alagoas; b) revisão bibliográfica sistemática integrativa que levantou produções científicas em bases virtuais entre 2020 e 2021, verificando o que a literatura mostra sobre essa temática. Os resultados apontam que mesmo com a inserção tecnológica na Educação e na mediação da avaliação da aprendizagem dos aprendizes, investigações a respeito do padlet ainda são escassas. Portanto, conclui-se ser necessária mais pesquisa sobre o recurso, refletindo na perspectiva de maior uso e apropriação do mesmo.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Lidianne Mércia Barbosa Malta Rocha, Cleide Jane de Sá Araújo Costa 2021

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os autores conservam os direitos de autor pelo seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.