O uso das ferramentas de inteligência artificial generativa na aula de línguas estrangeiras desde a perspetiva do docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34627/redvol7iss1e202410

Palavras-chave:

IA generativa, didática das línguas, ensino de línguas estrangeiras, TIC, experiência docente

Resumo

A utilização da inteligência artificial generativa no ensino de línguas estrangeiras emergiu como um tema relevante no contexto educativo atual. A combinação de avanços tecnológicos e a crescente procura por competências linguísticas levou à exploração de novas ferramentas e abordagens pedagógicas, o que representa uma mudança significativa na forma de abordar o ensino e a aprendizagem de LE. Com o objetivo de recolher dados qualitativos e quantitativos sobre a opinião dos docentes acerca da utilização da IAG, foi realizado um primeiro inquérito a 81 professores, no qual se procurou indagar: i) a sua perceção sobre o impacto que consideram que a IAG terá no processo de ensino e de aprendizagem de LE; ii) a sua experiência na utilização de ferramentas de IAG; e iii) o grau de satisfação em relação a estas tecnologias e a sua disposição para a sua integração na prática pedagógica. Entre as conclusões, destaca-se que 54,63% dos docentes inquiridos não têm uma opinião formada sobre o impacto da IA na educação e que apenas 40% afirmam utilizar a IAG na sua prática docente, sendo o ChatGPT a ferramenta mais comum (52,17%), seguida do Dall.E (13,04%) e do Bard (10,87%).

Publicado

2024-07-08

Edição

Secção

Dossier Temático