Fundamentos teóricos para o desenho lúdico da aprendizagem no ensino superior digital flexível
DOI:
https://doi.org/10.34627/redvol8iss1e202503Palavras-chave:
Aprendizagem Lúdica, Ensino Superior, Desenho da aprendizagem, Aprendizagem Flexível, Aprendizagem DigitalResumo
A aprendizagem lúdica surgiu como uma abordagem pedagógica promissora para enfrentar A aprendizagem lúdica oferece um quadro pedagógico inovador para enfrentar os desafios do envolvimento e da criatividade no ensino superior digital e flexível. Este artigo analisa a forma como o jogo, a imaginação e a criatividade são elementos fundamentais para uma conceção eficaz da aprendizagem, baseando-se na teoria vygotskiana para explorar a progressão das atividades lúdicas para a expressão criativa. Propõe estratégias práticas para incorporar abordagens lúdicas de aprendizagem para promover o pensamento crítico, a adaptabilidade e a motivação intrínseca. O artigo destaca o potencial da aprendizagem lúdica para enriquecer as experiências educativas em contextos mediados pela tecnologia. Ao propor um percurso que vai do jogo à criação, esta análise contribui para a conceção de ambientes de aprendizagem digitais dinâmicos e centrados no aluno, incentivando práticas inovadoras no ensino superior.
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