Frequência respiratória e variáveis correlatas aumentam com a frequência gestual de nado ao longo de domínios de intensidade crescente
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.25137Abstract
Nas diferentes técnicas da natação pura, a imersão da face causa evidentes constrangimentos à respiração e respetiva coordenação com a ação dos membros superiores e inferiores. O objetivo do presente estudo foi verificar a relação entre a frequência gestual (FG), a frequência respiratória (FR), a ventilação (VE), o volume corrente (VC) e o consumo de oxigénio (VO2) da técnica de crol. Doze nadadores de competição realizaram um protocolo de 7 × 200 m crol com incrementos de 0,05 m·s-1 e 30 s intervalo entre patamares, sendo as variáveis respiratórias avaliadas através de um analisador de gases portátil K4b2 ligado ao nadador por um snorkel respiratório Aquatrainer® (Cosmed, Itália). As concentrações sanguíneas de lactato, obtidas através de punção de um dedo da mão e um doseador portátil, permitiram definir os domínios de intensidade baixo, moderado, pesado e severo. Foram utilizados uma ANOVA de medidas repetidas e o coeficiente de correlação de Pearson como procedimentos estatísticos. Verificou-se um aumento das variáveis em estudo ao longo dos quatro domínios de intensidade (e.g. VO2 [31,9-51,6] mL·kg·min-1), exceto o VC que se manteve estável ([2,1-2,3] l·min-1). Em todos os domínios de nado a FR manteve-se superior à FG ([26,8-45,4] r·min-1 e [24,5-34,7] ciclos·min-1; respetivamente). Complementarmente, a FR apresentou uma relação direta substancial com a VE e com a FG (r= 0,51 e 0,60, respetivamente) e fraca com o VO2 (r= 0,29), todas para p< 0,05. Com o aumento da intensidade de nado verifica-se um aumento esperado da FG que, devido ao padrão respiratório específico da técnica de crol (mesmo nadando com um snorkel respiratório), leva a um aumento da FR. Todavia, a FR aumentou mais do que a FG, sugerindo que o uso do snorkel pode desvirtuar a fisiologia respiratória do nadador. Dado o comportamento constante do VC ao longo dos domínios de intensidade de nado, o aumento da VE parece dever-se predominantemente ao aumento da FR.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The authors of submitted manuscripts must transfer the full copyright to Journal Motricidade / Desafio Singular Editions. Granting copyright permission allows the publication and dissemination of the article in printed or electronic formats and copyrights start at the moment the manuscript is accepted for publication. It also allows Journal Motricidade to use and commercialize the article in terms of licensing, lending or selling its content to indexation/abstracts databases and other entities.
According to the terms of the Creative Commons licence, authors may reproduce a reasonable number of copies for personal or professional purpose but without any economic gains. SHERPA/RoMEO allows authors to post a final digital copy (post-printing version) of the article in their websites or on their institutions' scientific repository.