O papel do técnico de exercício físico como promotor da qualidade de vida na Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental

Autores

  • Miguel Jacinto Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade de Coimbra; Centro de Investigação em Qualidade de Vida https://orcid.org/0000-0002-1727-3537
  • Raul Antunes Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – Instituto Politécnico de Leiria; Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) https://orcid.org/0000-0002-5485-9430
  • Anabela Vitorino Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém; Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) https://orcid.org/0000-0003-4402-1973
  • José Rodrigues Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém; Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV) https://orcid.org/0000-0001-7125-0865

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.26923

Palavras-chave:

Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental, Prescrição, Técnico de exercício físico, Qualidade de vida

Resumo

Esta revisão narrativa tem como objetivo examinar as evidências atuais que suportam a importância do exercício físico e o papel do técnico de exercício físico como promotor de educação para a cidadania, da aptidão física e o seu impacto no desempenho das atividades de vida diária e, por conseguinte, da qualidade de vida de indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental. Várias questões são elencadas, de modo a perceber as razões para as elevadas taxas de sedentarismo nesta população, o porquê da escassez de estudos experimentais, quem são os intervenientes na avaliação, prescrição e condução dessas atividades, qual a formação dos intervenientes e que cuidados devem ter com a referida população, no qual, através da uma reflexão suportada pela evidência científica, tentar-se-á dar resposta. Em termos de resultados é clara necessidade do mercado de técnicos de exercício físico com formação de base na área das ciências do desporto e específica em atividades físicas adaptadas, no desenrolar de funções, tarefas e atividades com indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental, seja em contexto de ensino regular, de fitness ou modalidade desportiva e, consequentemente, promotores de qualidade de vida em indivíduos com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental.

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Publicado

2022-09-30

Edição

Secção

Artigos de Revisão

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