Poderão os programas de intervenção motora ter uma associação positiva com a competência motora de crianças com desenvolvimento típico com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos? - Uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.39494

Palavras-chave:

Competência Motora, Coordenação Motora Grossa, Crianças, Desporto, Atividade Física

Resumo

A competência motora (CM) desempenha um papel significativo na previsão da atividade física nos jovens e é uma componente integral da saúde e do desempenho dos jovens. De acordo com Barnett et al. (2009) e Logan et al. (2015), a CM interage com a atividade física (AF) durante a primeira infância. Este estudo teve como objetivo sintetizar a evidência sobre as associações entre CM e AF, treino/prática desportiva e educação física em crianças. A revisão foi registada na PROSPERO, seguindo as diretrizes PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) e as normas GRADE (Grading of Recommendations, Assessment, Development, and Evaluations). Foram encontrados 11294 artigos nas seguintes bases de dados: PubMed; Web of Science; Scopus. Após a fase de triagem, a seleção foi reduzida a 18 estudos, todos eles ensaios clínicos aleatórios envolvendo métodos de validade e fiabilidade, de acordo com os critérios de elegibilidade. Os estudos incluíram uma amostra total de 2858 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos.

Como a análise dos artigos revelou que todos os programas de intervenção foram benéficos para o desenvolvimento da CM, independentemente do programa (duração do programa, frequência semanal e duração da sessão) e do instrumento, como proposta para o futuro, e com base nos resultados da nossa investigação, propõe-se um programa de intervenção com a duração de 8 a 12 semanas, com sessões de 45 a 60 minutos e 2-3 vezes por semana. O instrumento proposto para avaliar a competência motora poderá ser o TGMD-2, o TGMD-3 ou o KTK.

Publicado

2025-12-29

Edição

Secção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>