Desenvolvimento e validação de uma equação de predição da carga de trabalho para o treinamento com pesos no exercício de supino reto, para homens de nível intermediário
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.522Resumo
Fundamentação: Os profissionais que trabalham com musculação têm questionado as formas de avaliação da força dinâmica para a prescrição de exercícios. Objetivo: desenvolver e validar uma equação de predição da Carga de Trabalho para o Treinamento com Pesos (CTTP) para o exercício de supino horizontal com pesos livres, em praticantes de musculação recreacional de nível intermediário. Materiais e Métodos: amostra composta de 60 (sessenta) praticantes de musculação recreacional. Para avaliação antropométrica e da composição corporal foram utilizados: a massa corporal, estatura e a estimativa da massa corporal magra, da massa gorda e do percentual de gordura. Para a força máxima de membros superiores foi utilizado o teste de 1RM no exercício de supino horizontal, utilizando pesos livres. Resultados: os resultados foram: Uma Repetição Máxima (1RM) (75,5±12,7Kg); idade (23±3,15anos); %gordura (8,3±3,0%); massa corporal (71,1±13,0Kg); estatura (172,0±8,4m); massa corporal magra (62,8±10,6Kg) e massa gorda (6,2±3,5Kg). Discussão e Conclusão: foi possível desenvolver e validar uma CTTP para o exercício de supino reto, com um Erro Padrão de Estimativa (EPE) de 3,378kg) e R2=0,98.
Downloads
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Sílabas Didáticas. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.