Perfil antropométrico e fisiológico de atletas de futsal da categoria sub-20 e adulta
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.1553Resumo
O objetivo do estudo foi determinar o perfil antropométrico, bem como as diferentes capacidades fisiológicas, de atletas de futsal do sexo masculino e comparar entre as categorias Sub-20 e adulta. Participaram do estudo 12 atletas pertencentes a uma equipe da categoria Sub-20 e 12 atletas pertencentes a uma equipe da categoria adulta. Os participantes foram submetidos a uma rotina de avaliação que envolvia medidas antropométricas (massa corporal, estatura, espessura das dobras cutâneas, perímetro corporais e diâmetros ósseos) e testes para estimativa da capacidade aeróbia e anaeróbia. Os resultados não indicaram diferenças em relação ao perfil antropométrico e fisiológico entre as categorias Sub-20 e adulta. Concluiu-se que as categorias Sub-20 e adulta apresentam similar perfil antropométrico e desempenho aeróbio e anaeróbio, sugerindo que relacionado aos aspetos estudados é recomendada a promoção dos atletas da categoria Sub-20 para a categoria adulta. No entanto, outros indicadores não estudados, como os aspetos técnicos, táticos e psicológicos, podem ser importantes para auxiliar na compreensão desta fase de transição e no treinamento dos atletas.Downloads
Publicado
2012-12-31
Edição
Secção
Artigos Originais
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.