O currículo de educação física e as life skills: Processos e estratégias de intervenção
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.18931Resumo
O desenvolvimento positivo dos jovens tem sido utilizado como uma abordagem capaz de orientar a intervenção de professores de educação física para o potencial dos jovens e, assim, facilitar o desenvolvimento de life skills. Com este artigo visa-se realizar um conjunto de reflexões que podem, quer sustentar mudanças curriculares em diversos contextos educativos, quer identificar prioridades na investigação realizada na área do desenvolvimento positivo dos jovens através da educação física. Constata-se a necessidade de desencadear uma reflexão acerca da conceção de educação física presente no currículo formal, das consequências dessa perspetiva no currículo oculto e nas práticas dos professores de educação física. O currículo formal pode ser estrategicamente usado para tornar explícitos objetivos, aprendizagens e meios que podem fundamentar-se na investigação existente, assim como nas necessidades das comunidades educativas, com o propósito de alcançar melhores resultados de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.