O currículo de educação física e as life skills: Processos e estratégias de intervenção

Autores

  • Fernando Santos Escola Superior de Educação do Porto, inED, Centro de Investigação e Inovação em Educação, Portugal
  • Rui Neves Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro, Portugal
  • Paulo Pereira Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação; inED, Centro de Investigação e Inovação em Educação
  • António Cardoso Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.18931

Resumo

O desenvolvimento positivo dos jovens tem sido utilizado como uma abordagem capaz de orientar a intervenção de professores de educação física para o potencial dos jovens e, assim, facilitar o desenvolvimento de life skills. Com este artigo visa-se realizar um conjunto de reflexões que podem, quer sustentar mudanças curriculares em diversos contextos educativos, quer identificar prioridades na investigação realizada na área do desenvolvimento positivo dos jovens através da educação física. Constata-se a necessidade de desencadear uma reflexão acerca da conceção de educação física presente no currículo formal, das consequências dessa perspetiva no currículo oculto e nas práticas dos professores de educação física. O currículo formal pode ser estrategicamente usado para tornar explícitos objetivos, aprendizagens e meios que podem fundamentar-se na investigação existente, assim como nas necessidades das comunidades educativas, com o propósito de alcançar melhores resultados de aprendizagem.

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Publicado

2020-06-30

Edição

Secção

Research Note