Evidências científicas dos fatores que podem afetar o desempenho esportivo no levantamento de peso paralímpico: uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.27678Palavras-chave:
Treinamento Esportivo, Desempenho, Esporte Paralímpico, Atletas Deficientes, Powerlifting ParalímpicoResumo
O objetivo desta pesquisa é apontar os estudos que descrevem variáveis que se associam a um impacto positivo no desempenho competitivo em atletas de para powerlifting. Para desenvolver o estudo foi utilizada as diretrizes Preferred Reporting Items for Systematic Reviews e Meta-Analyses Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) e os estudos foram extraídos de bases de dados eletrônicas como Web of Science, PubMed, Scopus, ScienceDirect e EBSCO. Foi realizado um processo de seleção por título, resumo e texto completo, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Inicialmente foram identificados 154 estudos que após a eliminação de duplicatas e aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados 8 artigos originais para análise qualitativa. Os resultados indicam que existem fatores fisiológicos e biomecânicos relacionados ao desempenho esportivo. A ingestão de placebo, uso de monohidrato de creatina, percentual de massa magra, predisposição genética e diversos métodos de recuperação de curto e médio prazo, como agulhamento seco e imersão em água fria, são fatores fisiológicos relacionados ao desempenho. Em relação aos fatores biomecânicos, foi evidenciado que a mensuração da preensão da barra se relaciona com maior produção de força e velocidade propulsora média.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Sílabas Didáticas. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.