O efeito do auto-estabelecimento de metas na aquisição de uma habilidade motora

Autores

  • Priscila Garcia Marques Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Maringá, Paraná
  • Cynthia Walter Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo
  • Go Tani Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo
  • Umberto Cesar Corrêa Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6063/motricidade.2981

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar o efeito das metas auto-estabelecidas na aprendizagem de uma habilidade motora. Participaram do estudo 60 alunos de graduação sem experiência na tarefa de subir a escada de Bachman. As fases do experimento foram: aquisição (10 × 10 blocos de tentativas) e transferência (10 tentativas). Inicialmente, os participantes foram divididos aleatoriamente em dois grupos (n= 30): metas auto-estabelecidas e espelho. Posteriormente, um terceiro grupo foi estratificado do grupo espelho envolvendo aqueles participantes que, mesmo com meta definida externamente, estabeleceram meta própria (n= 20). Na fase de aquisição foi aplicada o teste de Friedman para determinar as diferenças intragrupo. Para a fase de transferência, foi utilizado o teste Kruskal-Wallis para verificar diferenças intergrupos. Os resultados mostraram que para todos os grupos houve melhora de desempenho durante a fase de aquisição. No teste de transferência, os grupos de auto-estabelecimento de metas foram melhores do que o grupo de meta induzida (espelho). Concluiu-se que quando o aprendiz estabelece suas próprias metas, o processo de aprendizagem motora torna-se mais efetivo.

 

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Publicado

2014-12-01

Edição

Secção

Artigos Originais

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