Desempenho motor de crianças saudáveis de 3 a 10 anos e diferenças entre os sexos: revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.31192Palavras-chave:
Desempenho motor, sexo, crianças, programas de intervençãoResumo
Competência Motora é o desempenho motor proficiente em habilidades motoras, incluindo coordenação e controle motor. A literatura tem sustentado haver diferenças entre sexos na competência motora, mas os resultados são controversos. O objetivo foi revisar os estudos sobre intervenções na competência motora e sintetizar os resultados da comparação entre sexos. Esta revisão sistemática e integrativa obedeceu às diretrizes PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses); foram definidos termos relacionados ao tema crianças, competência motora e intervenção, para busca nas bases Pubmed, Medline, Embase, Web of Science e CINAHL. Foram incluídos artigos publicados em inglês e português nos últimos 15 anos. A avaliação da qualidade dos estudos usou a Tool for the assEssment of Study qualiTy and reporting in Exercise (TESTEX). Entre os 31 artigos incluídos, não houve diferenças entre os sexos em 19 estudos (61,3%); oito estudos mostraram superioridade dos meninos e cinco mostraram superioridade das meninas; em duas investigações a superioridade de algum dos sexos dependeu da habilidade analisada. Concluiu-se que em crianças saudáveis de 3 a 10 anos para as quais são ofertadas as mesmas oportunidades de prática, organizadas e sistemáticas, o resultado na competência motora é positivo e, tende a ser semelhante entre os sexos.
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