Ação interdisciplinar com a utilização de exercícios físicos lúdicos na melhoria da autonomia funcional de idosos institucionalizados
DOI:
https://doi.org/10.6063/motricidade.31479Palavras-chave:
Instituição de Longa Permanência para Idosos, Equipe de Assistência ao Paciente, Problemas e Exercícios, Atividades Cotidianas, Estado Funcional, IdosoResumo
O objetivo deste estudo foi de descrever as experiências da ação interdisciplinar com aplicação de exercícios físicos e atividades com grupos lúdicos, na melhoria da autonomia funcional de idosos institucionalizados. Trata-se de um estudo qualitativo, evidenciando relatos de experiências de um programa de extensão, realizado em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, durante oito meses. Foram realizadas ações interdisciplinares, oferecendo exercícios físicos e atividades, em grupo, lúdicas, para 30 idosos, de ambos os sexos: sendo nove homens com idade variando entre 76 e 88 anos, e 21 mulheres com idade variando entre 66 e 78 anos. Foram realizadas 60 sessões em um período de oito meses. Constatou-se a melhoria na marcha dos idosos e melhoria em 50% da força nos membros superiores para o lançamento de objetos. A prática de exercícios físicos, em grupo, de forma lúdica, proporcionou maior interação entre os idosos e seus cuidadores, e entre os idosos e os bolsistas. Dessa forma, a “proposta” de intervenção com grupos lúdicos e exercícios físicos traz resultados positivos, se fazendo necessária e urgente, a fim de se obter maior independência e autonomia funcionais nessa fase da vida, em idosos institucionalizados.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Os autores dos manuscritos submetidos para publicação deverão ceder, a título integral e permanente, os direitos de autor (copyright) à revista Motricidade e às Edições Desafio Singular. A cedência de direitos de autor permite a publicação e divulgação do artigo em formato impresso ou eletrónico e entrará em vigor a partir da data de aceitação do manuscrito. Os autores concedem, ainda, os direitos para a revista Motricidade utilizar e explorar o respetivo artigo, nomeadamente para licenciar, ceder ou vender o seu conteúdo a bases de resumos/indexação ou outras entidades.
Nos termos da licença “Creative Commons”, os autores poderão reproduzir um número razoável de exemplares para uso pessoal ou profissional, mas sem fins comerciais. Nos termos da licença SHERPA/RoMEO, os autores poderão, ainda, disponibilizar/arquivar uma cópia digital final (versão postprint) do artigo no seu website ou no repositório científico da sua instituição.